Pesquisa: Adoção de blockchain na área de IoT dobrou em 2018
Tecnologia blockchain está sendo implementada na área de IoT
O uso de tecnologia blockchain para ajudar na segurança de dados, serviços e dispositivos da área de IoT dobrou no ano passado, de acordo com uma pesquisa recente da companhia de segurança digital Gemalto.
Em um relatório publicado, a empresa afirmou que a adoção de blockchain no setor de IoT cresceu de 9% para 19% em 2018, mesmo que a indústria ainda esteja aguardando regulamentação sobre a tecnologia.
A Gemalto entrevistou 950 profissionais do mundo todo durante o estudo, descobrindo que 23% dos entrevistados acreditam que a tecnologia blockchain seria a solução ideal para garantir a segurança de dispositivos IoT. Ademais, 91% das companhias que não utilizam a tecnologia estão considerando utilizá-la no futuro.
Jason Hart, CTO de proteção de dados da Gemalto, ressaltou a necessidade de clareza regulatória em uma declaração, afirmando:
“Negócios estão sentindo a pressão de proteger a crescente quantidade de dados que eles coletam e armazenam. Contudo, embora seja positivo que eles estejam tentando investir em mais segurança, como blockchain, eles precisam de ajuda para garantir que eles não estejam expostos. A fim de realizar isso, negócios precisam colocar mais pressão no governo, já que eles sofrerão caso haja uma brecha.”
Apesar do crescimento na utilização de tecnologia blockchain, a adoção ainda está nos estágios iniciais. Como resultado, companhias continuam utilizando outros métodos de proteção contra hacks, a pesquisa revelou, com a maioria (71%) encriptando seus dados, 66% escolhendo métodos de proteção de senha e 38% integrando sistemas de autenticação em dois fatores.
Entretanto, quase metade das companhias entrevistadas não conseguem identificar se seus dispositivos IoT sofreram brechas, e 95% acreditam que deve haver um padrão nas regras de segurança e regulamentação.
Fonte: CoinDesk