Valor total de Bitcoin enviado para a darknet aumentou em 70% durante 2018
Mercados da Darknet têm utilizado mais Bitcoin
Durante o ano passado, o valor de Bitcoin enviado para os mercados da darknet aumentou em 70%, de acordo com um relatório da Chainalysis.
O relatório aponta que a atividade na darknet é relativamente não influenciada pela ação de valor do Bitcoin, e não necessariamente cai quando o valor cai. De acordo com dados contidos no relatório, em 2018 a relação entre o valor das transações nos mercados da darknet e a performance do mercado do Bitcoin foi inversa.
Durante 2018, o valor total enviado para os mercados da darknet aumentou em 70%, enquanto o total das transações de Bitcoin caiu com o passar do ano.
De acordo com dados do Chainalysis, o valor total de dólares nas transações da darknet tem aumentando constantemente desde 2011. O valor atingiu um pico em 2017, em US$707 milhões, caindo quase 14% em 2018, chegando a US$603 milhões. De acordo com o relatório, a queda no valor de 2017 para 2018 pode ser atribuída ao fechamento do popular mercado Alphabay em meados de 2017, o que fez com que a atividade mercantil da darknet caísse em 60%.
Ademais, após o fechamento da Alphabay, vários outros mercados tomaram seu lugar, criando o que o relatório chamou de “ciclo de mercados na darknet”. Isso levou a outra fase de crescimento estável no valor destas transações em 2018. O relatório também ressalta:
“Existem evidências de que a atividade na darknet aumenta mesmo após os fechamentos.”
De acordo com dados da Chainalysis, até mesmo em 2017, a porção de Bitcoin em transações comerciais enviadas à darknet era apenas uma fração de 1%, após ter chegado ao seu pico em 2012, em 6%. Desde tal pico, a parcela de transações em Bitcoin enviadas à darknet tem declinado de forma estável.
O co-fundador da Cypherpunks, Timothy C. May, que morreu de causas naturais há um mês, previu em seu Crypto Anarchist Manifesto que a “cripto anarquia permitirá que os segredos nacionais sejam negociados de forma livre, permitindo que todos os materiais ilícitos e roubados sejam negociados”.
Em uma análise dedicada publicada em março de 2018, dados de várias fontes apontaram que dinheiro, especificamente dólares, ainda é o método preferido de pagamento por produtos e serviços. O relatório declarou que, embora metade do Bitcoin até certo ponto tenha sido utilizado para compras ilegais, cerca de 90% dos dólares movimentados foram utilizados para comprar cocaína.
Em outubro de 2014, o fundador da ferramenta de busca do mercado da darknet, Grams, declarou que a darknet foi criada para lutar contra a tirania dos governos, antes de concluir:
“A Darknet promove liberdades, não atos criminosos.”
Fonte: The Cointelegraph