Bitcoin receberá provável empurrão do governo interino da Venezuela
Governo interino da Venezuela pode impulsionar o Bitcoin
Em face de uma contínua crise econômica, muitos venezuelanos têm buscado ativos alternativos, diferentes de moedas fiat. O Bitcoin foi por algum tempo um refúgio e parece que com o presidente interino, Juan Guaido, tomando conta dos assuntos do país, o uso de criptomoedas aumentará ainda mais.
O Bitcoin sempre foi tratado pelos venezuelanos como um “refúgio”, um ativo digital que não é tocado pela interferência do governo, desvalorização ou risco de hiperinflação. Embora as criptomoedas não sejam imunes a hiperinflações, muitos venezuelanos acreditam que elas têm mais a oferecer do que a moeda nacional, o Bolívar soberano. A ascensão de Juan Guaido pode ser algo positivo nesse sentido, tendo em vista que o presidente interino é um defensor de longa data do Bitcoin e das criptomoedas. Ele até mesmo já manifestou seu suporte, por meio do Twitter, a uma exchange que foi aberta no país em 2014.
Não é apenas Guaido que é um fã de Bitcoin e demais criptomoedas. Nicolas Maduro introduziu a Petro, uma criptomoeda nativa do país, em fevereiro do ano passado, sendo ela lastreada pelas reservas minerais do país. Contudo, ela foi ignorada por todos, de economistas até os próprios venezuelanos, tendo o então rival Juan Guaido dito à época que “a Petro é apenas outra forma para Maduro roubar sua gente”. Recentemente, a Petro atingiu o valor de 36 mil bolívares soberanos.
Tais condições, tornadas piores pelas sanções dos Estados Unidos ao país latino americano, encorajaram o uso de criptomoedas no país. O primeiro ATM de Bitcoin será instalado pela Cryptobuyer na primeira semana de fevereiro, em Caracas, e espera-se que sirva milhares de cidadãos venezuelanos.
Embora os sinais do mercado das criptomoedas na Venezuela sejam positivos, muito ainda depende do clima político do país. O trading de criptomoedas tem sido legal por algum tempo, entretanto, o Bitcoin e seus semelhantes receberão um bom empurrão, caso Guaido continue no poder. As chances disso acontecer se Maduro chegar ao poder são as mesmas, contudo, há também a possibilidade de ele proibir qualquer criptomoeda que não seja a Petro, em uma tentativa de alavancar a cripto do governo. De qualquer forma, a sorte do mercado das criptomoedas na Venezuela e seus líderes permanecem entrelaçados por enquanto.
Fonte: AMBCrypto