Com queda do Bitcoin, a Tether (USDT) sobe para 4º Lugar em MarketCap

Bitcoin cai 4% no dia e Tether (USDT) sobe!

Chegando num preço abaixo dos $3380, Bitcoin se aproxima do fundo alcançado no final de 2018 e causa um movimento em massa de saída da criptomoeda.

As pessoas vendem os seus Bitcoin para proteger os seus fundos de uma desvalorização maior.

Nesse aspecto, os ex detentores do Bitcoin saem da moeda (vendem) e ficam com outra cripto pareada no dólar: uma stablecoin conhecida pelos entusiastas do mundo das criptos, a Tether (USDT).

Olhando pelo lado bom…

A boa notícia é que a Tether que estava na 6ª posição em valor de mercado, agora pula para a 4ª posição com um total de mais de $2 Bilhões em Marketcap.

Olhando pela visão de mercado, isso é bom porque muitas das pessoas que venderam Bitcoin, mantiveram seu investimento em criptos através da USDT, ou seja, elas não liquidaram suas posições totalmente e converteram para moeda Fiat (Dólar, Real, Euro, …). O Valor está lá em cripto, em Tether, pronto para, quem sabe, num futuro breve, aproveitar uma oportunidade para comprar Bitcoin ou outras criptos novamente.

Veja abaixo os TOP 20 Criptoativos em valor de mercado

top 20 cripto tether usdt

As Stablecoins

Stablecoin é uma solução contra a grande volatilidade das criptos. Em vez de flutuar ao sabor das especulações de traders, uma stablecoin é uma “nova forma” de blockchain que é caracteristicamente pareada a ativos do mundo real, desde commodities até moedas. Por exemplo, usuários podem comprar uma stablecoin por um dólar, e também podem trocá-la posteriormente pelo menos valor, eliminando as variações de preço das criptos.

No caso da Tether, 1 USDT = $1

A Tether teve problemas de supostas fraudes em 2018 derrubando a confiança que os cripto entusiastas tinham na stablecoin mais famosa que existe. Bitfinex e Tether chegaram a ser intimadas a esclarecer alguns pontos em uma investigação (leia mais).

Na época a USDT figurava entre a 10ª e 11ª maior cripto em valor de mercado.

Pelo que vimos, mesmo com todas as suspeitas ao redor da Tether, a cripto continua crescendo atingindo a 4ª posição em market cap em janeiro de 2019. Parece que a confiança não foi rompida.

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.