“Não há sentido em proibir as moedas digitais”, diz o Ministro das Finanças da Rússia
O ministro das Finanças da Rússia revelou planos para regulamentar o uso de moedas digitais no país até o final deste ano, em vez de proibi-las.
Palestrando num fórum financeiro em Moscou, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, revelou uma significativa mudança de posição do governo sobre o futuro legal e regulamentar das moedas digitais como bitcoin.
Após anos em que, as autoridades russas rascunharam para proibir e até mesmo criminalizar a adoção e mineração de criptomoedas, a Rússia avança com planos de regulamentação e, de fato, legalizar as moedas digitais no país.
Conforme citado pela Reuters, Siluanov declarou:
O estado entende que as criptomoedas são reais. Não há sentido em proibi-las, é sim necessário regulamentá-las.
“Pessoas ou empresas que procuram comprar moedas virtuais terão que se adequar a leis que logo serão aplicadas, que clarificarão o processo de compra bitcoin e outras moedas”, acrescentou Siluanov. Além disso, a compra de criptomoedas será tratada semelhante à compra de títulos, baseados nas leis atualmente aplicadas pelo Ministério das Finanças.
Leia mais: Bitcoin cai abaixo de $4.000 devido às incertezas do mercado
O ministro também alertou os investidores sobre a volatilidade das moedas digitais. O ministério trabalhará para “tornar esses investimentos regulamentados”, revelou Siluanov. “Devemos fazer um mercado organizado fora do mercado negro”.
Enquanto os processos para regulamentação ainda são criados, as moedas digitais ganham o status de moeda na Rússia.
No início de maio deste ano, o diretor do banco central da Rússia afirmou que o bitcoin seria regulamentado como um “bem digital” ao invés de ser considerado uma moeda.
Na sequência desses comentários, a vice-presidente do banco central revelou o envolvimento do banco na elaboração de legislação para reconhecer e monitorar legalmente as moedas digitais, além de taxar àqueles que a adotam.
As autoridades russas primeiro revelaram planos para reconhecer e regulamentar o bitcoin em abril deste ano, quando o vice-ministro das Finanças Alexei Moiseev falou sobre a intenção do governo de continuar a monitorar as transações de bitcoin.
Fonte: Cryptocoins News
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.