JPM Coin: JPMorgan lança sua própria criptomoeda
JPMorgan se rendeu às criptos?
A gigante estadunidense do ramo bancário, JPMorgan Chase (JPM), está lançando sua própria criptomoeda e é o primeiro banco dos EUA a fazê-lo, relatou a CNBC hoje.
Em uma ação que muitos viam como improvável, a instituição multinacional utilizará seu novo ativo desenvolvido, chamado “JPM Coin”, para aumentar a eficiência de liquidez, inicialmente dentro de três de suas operações.
Falando à CNBC, Umar Farooq, que lidera o foco em blockchain da JPM, pareceu otimista em relação às perspectivas do banco em relação à tecnologia.
“Então, qualquer coisa que atualmente exista no mundo, conforme ele caminha em direção ao blockchain, será uma ‘perna’ de pagamento no ramo de transações.”
Ele completou:
“As aplicações são infindáveis; qualquer coisa onde você tenha um registro distribuído, que envolva corporações ou instituições, pode utilizar isso.”
A JPM Coin focará inicialmente em compensações internacionais, ajudando a acelerar transações que atualmente levam um dia ou mais, utilizando opções como o SWIFT.
Serviços de tesouraria e transações de títulos financeiros também estão na linha para se beneficiarem, Farooq afirmou, completando que o esforço na área de criptomoedas pode se expandir, caso se prove bem sucedido.
Apenas uma pequena quantia do total de fundos envolvidos nas três áreas envolverão a JPM Coin a princípio.
“Mesmo que isso se limite a clientes da JPM a nível institucional, isso não deve nos impedir,” ele acrescentou.
A gigante do ramo bancário se tornou notória entre os participantes do ramo de criptomoedas em meados de 2017, quando seu CEO, Jamie Dimon, chamou abertamente o Bitcoin de fraude, comentários que ele posteriormente refutou pessoalmente durante o Fórum Econômico Mundial do ano passado.
Fonte: The Cointelegraph