Hard Fork Monero: o que muda a partir do dia 9 de março?
O que o upgrade traz de novo para a rede Monero?
Um upgrade da rede Monero está previsto para acontecer no dia 9 de março, daqui uma semana e meia.
Muito já se discutiu sobre o upgrade nos últimos dias, tendo em vista que a decisão para realização do mesmo foi tomada pelos desenvolvedores em um chat privado – além do adiamento de mudanças que seriam feitas. Isso deixou a comunidade bem irritada, conforme foi noticiado aqui no Webitcoin:
“Certo, mas isso é muito diferente. A equipe principal decidiu postergar todas as outras funcionalidades para uma data desconhecida, visando forçar as mudanças sobre ASIC e tamanho dos blocos para uma data anterior. Essa ação não foi discutida ou era de conhecimento de boa parte da comunidade até agora, e essa é a primeira vez que este tipo de ação ocorreu. Outros upgrades seguiram um padrão mais conhecido antes de serem anunciados.”
Mas com as mudanças postergadas, o que muda? Um post no subreddit da Monero revelou quais serão as mudanças realizadas. Confira:
-
O fork ocorrerá no bloco 1788000;
-
A nova versão (0.14) será essencialmente a versão 0.13.0.4, mas com algumas mudanças de consenso;
-
Lançamentos de pontos subsequentes incluirão novas funcionalidades, correção de bugs e melhorias na performance;
-
Uma mudança no algorítimo PoW será feita pelo CryptoNightR e uma mudança aleatória;
-
Usuários devem atualizar para a versão 0.14;
-
Operadores de pools devem atualizar para a versão 0.14;
-
Mineradores devem atualizar o software de mineração para uma versão que tenha suporte para o novo algorítimo PoW;
-
Usuários de carteiras mobile, como Cake Wallet, Monerujo, X wallet, MyMonero e Edge, devem realizar a atualização para uma versão que tenha suporte para as mudanças de consenso;
-
Presumidamente, o MyMonero também publicará uma nova versão para seus aplicativos desktop que têm suporte para mudanças de consenso;
-
Não é necessário mover ou transferir as moedas antes do upgrade do protocolo;
-
Este será apenas um upgrade de consenso, e nenhuma moeda será criada a partir dele;
Ou seja, o upgrade do dia 9 de março incluirá, essencialmente, o aumento no tamanho dos blocos, bem como adicionará resistência a mineradores ASIC.
Suporte na Coinomi
Hoje, no subreddit da Coinomi, foi noticiado o suporte para o token XMR, da rede Monero, à carteira de criptomoedas. Agora será possível armazenar, receber e transferir tokens XMR por meio da plataforma.
A notícia, juntamente com a proximidade do hard fork, fez a Monero apresentar pequenas perdas enquanto o mercado derretia pela manhã, além de garantir ganhos para o token XMR quando a tendência do mercado foi revertida agora pela tarde. Atualmente, a XMR está cotada a US$49,82, após um modesto avanço de 0,29%, ostentando uma capitalização de mercado de US$837,8 milhões.