Volume de transações de Bitcoin está crescendo de forma estável

Níveis transacionais do Bitcoin vistos em janeiro de 2018 estão retornando

O volume de transações do Bitcoin atingiu níveis não vistos desde janeiro de 2018, potencialmente indicando uma crescente adoção da rede.

Uma das métricas mais populares utilizadas para medir o “uso real” de uma blockchain ou dApp é o número de transações ocorrendo na plataforma. Embora esta não seja uma métrica perfeita, pois ela é suscetível à atividades como transações falsas, especialmente em plataformas com baixas taxas transacionais, ela ainda oferece uma forma alternativa para avaliar o número de usuários e a quantidade de atividade ocorrendo em uma blockchain.

Recentemente, a rede Bitcoin retornou para os níveis transacionais vistos em janeiro de 2018, com quase 300 mil transações ocorrendo em média diariamente.

Os números

Em janeiro de 2018, os volumes transacionais partiram de 190 mil para 425 mil. Em 2019, janeiro viu as transações variarem de 235 mil para 350 mil — de acordo com dados coletados do BitInfoCharts.

Porém, as transações atualmente facilitadas pela rede Bitcoin podem ser maiores, caso sejam consideradas as soluções de segunda camada, como a Lightning Network.

Webitcoin: Volume de transações de Bitcoin está crescendo de forma estável

Outro interessante desenvolvimento a ser notado é como o padrão do crescimento do volume de transação se difere de janeiro de 2017-2018 e 2019. Com base no gráfico acima, o volume de transação em 2017 é relativamente volátil, chegando a 130 mil transações diariamente e chegando a 490 mil transações. Esses padrões de volatilidade seguiram especulação de valor, com o volume colapsando conforme os preços declinaram no mercado em baixa.

Enquanto isso, em 2018 o volume de transações cresceu de forma estável, com uma volatilidade menor. O crescimento de um mês a outro pode indicar um crescimento funcional — em vez de crescimento especulativo — na adoção, conforme sugerido por diversos entusiastas de criptomoedas em diferentes redes sociais.

Isto posto, não é um vínculo claramente estabelecido entre o valor do Bitcoin e o número de transações ocorrendo na plataforma. Embora existam muitos que argumentem sobre a utilidade ser a principal impulsionadora do valor, ainda parece que o valor do Bitcoin é primariamente influenciado pelo fervor especulativo. Consequentemente, se os volumes transacionais vão se traduzir em um crescimento sustentável ainda resta ser visto.

Fonte: CryptoSlate