Ledger enfrenta críticas por falhar em testar a atualização da carteira Nano S
Ledger é duramente criticada pela comunidade
Ledger, uma fabricante francesa de carteiras em hardware para criptomoedas, recebeu críticas por não conduzir testes apropriados antes de lançar um update de firmware na carteira Nano S. Embora a companhia tenha dito que a atualização, que diminuiu de forma significativa a capacidade de armazenamento do dispositivo, tenha sido um erro, alguns usuários especulam que ela foi parte de um esquema para tornar o dispositivo obsoleto.
Atualização de firmware reduz espaço da carteira Nano S
No dia 16 de janeiro, a Ledger, uma das fabricantes de carteira em hardware mais popular do mundo, anunciou o lançamento de uma nova atualização de firmware para a carteira Nano S. As melhorias incluídas na versão 1.5.5 deveriam fornecer mais possibilidades para desenvolvedores terceirizados, no sentido de acrescentarem cripto algorítimos específicos, que estavam faltando no firmware anterior e melhoram a gestão da aplicação.
Entretanto, algumas semanas após o lançamento, a Ledger recebeu diversas críticas. O sentimento dos usuários variou de descontentamento até a fúria, tendo em vista que diversos usuários descobriram que a atualização diminuiu a capacidade de armazenamento da carteira. Um usuário irado fez a seguinte reclamação:
“Ledger Nano S (firmware versão 1.5.5) não pode manter os aplicativos BTC, ETH e XRP ao mesmo tempo. Isso é realmente uma atualização, ou só um plano cínico para vender mais dispositivos?!”
A companhia foi rápida em responder às críticas, e fez uma publicação oficial detalhando o incidente. Em resposta às críticas da comunidade, a Ledger emitiu a seguinte declaração:
“Quando estávamos planejando esta atualização, nós não antecipamos o impacto que ela teria na capacidade da Ledger Nano S. Não foi algo planejado para tornar o dispositivo obsoleto. Colocando de forma simples, nós mandamos mal. Pedimos desculpas e estamos comprometidos a corrigir isso,” afirmou a Ledger em seu site.
Usuários não aceitam as desculpas
Apesar do pedido de desculpas e a garantia de que estão trabalhando duro para corrigir o problema, diversos usuários ainda estão céticos. Dezenas de usuários do Reddit concordaram que a atualização não foi nada mais do que um plano para vender mais carteiras.
O sentimento entre os usuários é pessimista. Muitos afirmaram que uma equipe grande e com uma boa reputação, como a da Ledger, simplesmente não poderia ter cometido este erro. Um teste incluindo checagem de armazenamento é considerado normal, levando os usuários a duvidarem da explicação da companhia.
Outros apontaram que o problema com a atualização ocorreu em um período incrivelmente conveniente — a Ledger acabou de lançar a pré-venda de sua Nano X, que oferece mais armazenamento e uma performance melhor do que a da Nano S. Uma redução na capacidade de armazenamento torna o novo modelo mais desejável.
- Leia mais: Resumo das 10: Binance Coin avança quase 5%
Fonte: CryptoSlate