Alibaba, gigante do e-commerce, está considerando utilizar blockchain em cadeias de abastecimento
Vice-presidente do Alibaba fala sobre implementar tecnologia blockchain
Liu Song, vice-presidente da gigante chinesa de e-commerce, Alibaba Group, afirmou em uma entrevista que a companhia está considerando a implementação de tecnologia blockchain para cadeias de abastecimento internacionais. As palavras de Song foram juntadas em um artigo publicado no meio jornal estatal da China, o People’s Daily.
Song sublinhou que, no futuro, a Alibaba pode implementar blockchain em cadeias de abastecimento complexas, a fim de criar um sistema ecológico de loop fechado, que pode se ligar a governos locais. A Alibaba também planeja desenvolver novas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT) e blockchain nas áreas alfandegária, logísticas internacionais e finanças, de acordo com as afirmações de Song feitas ao banco de investimento China Galaxy Securities.
Em dezembro de 2018, o conglomerado anunciou um upgrade em sua plataforma de serviço, que se tornará uma plataforma para cadeias de suprimento internacionais com o uso das tecnologias IoT e blockchain.
O ramo de computação em nuvem da gigante chinesa, o Alibaba Cloud, anunciou que se expandirá para os mercados internacionais de Blockchain-as-a-Service (BaaS), incluindo Europa, Estados Unidos e sudeste asiático.
No início de outubro de 2018, o Alibaba Group requereu uma patente para um sistema baseado em blockchain autorizando as partes a congelarem contas de usuários associadas com transações ilegais, ou intervir em uma rede blockchain.
Recentemente, a World Trade Organization publicou um relatório que ressaltou a efetividade das aplicações blockchain para diversas indústrias, incluindo finanças, logística e transporte.
- Leia mais: Investimentos em blockchain podem crescer cerca de 90% em 2019: Será o ano da adoção em massa?
Fonte: The Cointelegraph