OneCoin: o esquema bilionário de pirâmide financeira que caiu por terra
OneCoin angariou bilhões antes de ser desmantelado
Criptomoedas, por si só, não são pirâmides financeiras ou esquema de Ponzi, conforme já exposto aqui no Webitcoin. Contudo, elas podem ser utilizadas como ferramentas em tais esquemas – como aconteceu com a OneCoin.
OneCoin foi um esquema de pirâmide internacional iniciado em 2014, na Bulgária. O projeto funcionava como uma rede de marketing típica de pirâmide financeira: os membros recebiam comissões para atrair potenciais investidores, que compravam “pacotes de criptomoedas”. Por meio desta rede, a OneCoin captou três milhões de membros no mundo todo.
Konstantin Ignatov, fundador do esquema, foi preso no dia 6 de março de 2019. As acusações que recaem sobre ele são fraude e conspiração por meio de criptomoedas. Além de Konstantin, sua irmã Ruja Ignatova também foi presa.
De acordo com o Cointelegraph, quando perguntado sobre a possibilidade de sacarem suas posses, Konstantin respondeu aos investidores:
“Se vocês estão aqui para sacar um dinheiro, deixem este quarto agora, porque vocês não entendem sobre o que é este projeto.”
Este é o típico discurso presente em pirâmides financeiras, onde seus operadores se valem de discursos “empreendedores” e sobre “longo prazo”. O procurador de Manhattan, Geoffrey S. Berman, afirmou:
“Conforme alegado, os acusados criaram uma companhia multibilionária de criptomoedas, baseada completamente em mentiras e enganações. Eles prometeram grandes retornos e risco mínimo e, como alegado, este negócio é um esquema de pirâmide baseado apenas em promessas vazias. Investidores foram vitimizados, enquanto os acusados ficaram ricos. Nosso gabinete tem um histórico bem sucedido de localizar, prender e condenar golpistas, e esse caso não será diferente.”
Entre o quarto trimestre de 2014 e o terceiro quarto de 2016, a OneCoin gerou US$3,769 bilhões em “receita”, obtendo “lucros” de US$2,509 bilhões.
Evitando golpes na cripto esfera
Conforme já exposto no Webitcoin, criptomoedas não são fórmulas de enriquecimento mágico.
Aproveitando-se do desconhecimento de boa parte do público sobre esta nova classe de ativos, muitos “investidores” apresentam “criptomoedas” ou fórmulas dentro da cripto esfera, prometendo retornos absurdos.
Isso quando não existem promessas de que, ao introduzir pessoas que você conhece, há a possibilidade de ganhar “bônus”. Criptomoedas são instrumentos financeiros, e não servem para tais propósitos.
A única forma de lucrar com criptomoedas, assim como ações, é operando no mercado financeiro. Se uma empresa promete retornos semanais absurdos, oferecendo o próprio token como forma de investimento, não aceite. Assim como os investidores lesados da OneCoin, você perderá seu dinheiro ao perseguir promessas vazias.
Para entender o potencial das criptomoedas como instrumento financeiro e ferramenta para libertar as pessoas das amarras de um sistema financeiro viciado, confira nosso artigo feito em fevereiro sobre o tema.