Ilha Blockchain em crise: bancos param de cooperar em Malta

Malta, conhecida como Ilha Blockchain, está apresentando problemas em sua cripto estrutura

Malta é conhecida como o paraíso blockchain. Entretanto, empresas do ramo encontram uma dificuldade crescente para cooperar com os bancos. Desde que a Binance e outras grandes figuras do setor moveram para a ilha do Mediterrâneo, Malta ficou famosa por ser uma espécie de “último refúgio para negócios blockchain“.

A regulação compreensiva e a vontade do governo maltês em apoiar a nova indústria atraiu diversas startups do cripto setor – notadamente por causa da Binance, quando a exchange fugiu da China e Japão após estes países apertarem suas regulamentações. Enquanto isso, a ilha desenvolveu uma espécie de site de captura de companhias blockchain. O resultado para a ilha é uma economia florescente.

Sem licença, sem cooperação

Contudo, não é tão fácil conforme é apresentado por algumas companhias. De acordo com um recente relatório do Times of Malta, companhias blockchain atualmente estão tendo dificuldades para receber uma licença da Autoridade de Serviços Financeiros de Malta. Atualmente, 28 cripto companhias estão aguardando suas licenças, sem as quais elas não podem operar no país.

Outro problema é a falta de vontade que muitos bancos possuem em cooperar com cripto companhias. Uma decisão que é provavelmente uma consequência do chamado “cripto inverno” – tornando a queda de 90% no valor de muitas criptomoedas algo usual. Mas não é aqui que o problema de muitas companhias termina.

Além disso, os bancos em Malta não distinguem entre startups que operam com suas próprias criptomoedas e companhias que meramente incluem uma blockchain em seus negócios. Esta é uma vasta diferença, tendo em vista que companhias que operam com blockchain geralmente estão lidando com riscos menos e geralmente oferecem soluções para problemas concretos em seus ramos específicos.

FMI alerta a autoridade financeira de Malta sobre riscos

O Fundo Monetário Internacional alertou as autoridades de Malta duas semanas atrás sobre os riscos do cripto setor em um recente relatório. De acordo com o FMI, é difícil avaliar todos os riscos que precisam ser considerados ao operar com cripto companhias.

Fonte: Coin Revolution