Comitê de Basileia: Crescimento das criptomoedas pode desestabilizar o sistema bancário global

Órgão de supervisão bancária fala sobre a capacidade das criptomoedas desestabilizarem o sistema bancário

O Comitê de Supervisão Bancária de Basileia alertou o sistema bancário global sobre o crescimento da indústria de moedas descentralizadas, e o risco que ela pode apresentar para a estabilidade econômica e financeira do mundo.

Estabelecido em 1974 por governantes do Grupo dos Dez Bancos Centrais, o Comitê de Supervisão Bancária de Basileia se preocupa com a supervisão do sistema bancário mundial. O Comitê checa regularmente até onde os bancos estão expostos a riscos de ativos voláteis – nesse caso, ativos digitais.

Em uma declaração do dia 13 de março, o Comitê afirmou que ativos digitais não são capazes de substituir a estrutura tradicional das moedas fiat. Ademais, estes ativos não são um meio viável de troca, ou uma reserva de valor, de acordo com o Comitê de Basileia.

O relatório declarou que a indústria das “moedas virtuais” apresenta um risco significativo para o mundo das finanças tradicionais, primariamente por conta da natureza volátil dos ativos. Além disso, ameaças relacionadas a liquidez, fraudes, manipulação do mercado, problemas com crédito, lavagem de dinheiro e financiamento de causas terroristas aumentaram na cripto indústria.

Contudo, o comitê admitiu que o mundo bancário tem um contato direto muito limitado com a indústria das criptomoedas. O documento sugeriu ainda que a cripto indústria deve melhorar seus protocolos de gestão de risco, para se proteger de sua própria volatilidade.

A declaração afirma:

“O Comitê tem a visão de que o crescimento contínuo das plataformas de troca de cripto ativos e novos produtos comerciais relacionados a cripto ativos têm o potencial de levantar preocupações sobre estabilidade, além de aumentar os riscos enfrentados pelos bancos.”

Proponentes das criptomoedas não querem só competir com o mundo bancário global, mas substituí-lo. O Bitcoin, maior criptomoeda do mercado, foi criada como uma moeda matemática descentralizada, não estando sob o poder de uma única autoridade.

Moedas fiat emitidas pelo governo são produtos da elite financeira burocrática, cujo objetivo é monopolizar a riqueza. A cripto indústria objetiva trazer mais pessoas para o movimento, substituindo as moedas fiat centralizadas.

Apesar desta crença, muitos veem a indústria das criptomoedas como outro veículo de investimento, com uma volatilidade maior do que a maioria dos ativos. Apesar de especulação e arbitragem não serem as forças motrizes da cripto indústria, o Comitê parece entender desta forma.

É essa volatilidade, pareada com regulamentações incertas e descabidas para a indústria, que preocupam o Comitê. Tendo em vista o status das criptomoedas em meio aos campos tradicionais de investimento, seu aumento em popularidade, volatilidade e regulamentações estranhas, o Comitê vê tal movimentação como uma ameaça direta à estabilidade do sistema bancário global.

O Comitê de Basileia trabalhará de perto com o Conselho de Estabilidade Financeira para gerir melhor o risco de exposição dos ativos digitais a outros veículos de investimento e ao mundo financeiro. O relatório concluiu:

“O Comitê irá, no momento certo, esclarecer o tratamento prudente de tais exposições, para refletir apropriadamente o alto risco dos cripto ativos.”

Fonte: AMBCrypto