Youtube libera anúncio de malware disfarçado de carteira de Bitcoin
Plataforma de vídeos se descuida e anuncia golpe
Recentemente um usuário do Reddit alertou investidores e entusiastas sobre um suposto anúncio do Youtube que estaria divulgando um vírus disfarçado de propaganda da Electrum, carteira de Bitcoin.
De acordo com mrsxeplatypus, o design e layout do anúncio parecem ser verídicos e são muito parecidos com anúncios reais da Electrum, e o link mostrado é o mesmo do site (electrum.org).
Entretanto, mrsxeplatypus afirma que ao clicar no anúncio, imediatamente é iniciado o download de um arquivo malicioso no formato EXE, e o link direcionado pela propaganda é elektrum.org, não electrum.org.
O usuário afirma ainda que tentou alertar o Google sobre o caso, mas não encontrou um “lugar” para relatar o ocorrido.
De acordo com o The Next Web a informação chegou até o Google, que já tomou as “devidas providências”. O site afirma ainda que foi utilizado um método de scamming popular conhecido como typosquatting, que utiliza o nome original de um produto ou empresa para direcionar o usuário a um site ilícito.
Aparentemente esta não é a primeira vez que o nome da Electrum é utilizado por malfeitores.
Em abril de 2018 um indivíduo comprou o domínio electrum.com e imitou os serviços oferecidos pela empresa. A Electrum teve que se pronunciar no twitter, afirmando que não possuía o domínio e alertando que muito provavelmente era uma tentativa de golpe para roubar Bitcoins. Pouco depois o indivíduo fechou o site e ainda declarou que a Electrum arruinou sua reputação.
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.