Carrefour e Nestlé recorrem ao blockchain da IBM para rastrear produtos de marca francesa

As empresas irão utilizar o Food Trust para monitorar cadeia de produção de purê de batata

De acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira (15) a Nestlé, o Carrefour e a IBM se aliaram para utilizar a tecnologia blockchain para rastrear produtos de uma famosa marca francesa.

Aparentemente as empresas, ambas participantes da plataforma blockchain Food Trust da IBM, irão utilizar o recurso a partir de hoje para rastrear a cadeia de suprimento da Mousline, uma conhecida marca de purê de batata instantâneo.

Assim que efetivada, a iniciativa irá permitir que os consumidores escaneiem o QR code do produto com seus smartphones para saber a origem das batatas de um pacote específico, bem como sua jornada até o local de compra.

“Utilizando o QR code da embalagem do produto, cada consumidor poderá fazer uso de uma plataforma segura em seu smartphone para acessar informações sobre a produção na cadeia de fornecimento, incluindo as variedades de batata utilizadas, datas e locais de fabricação, informações sobre controle de qualidade, locais e datas de armazenamento antes do produto chegar até as prateleiras”, dizia um comunicado.

A notícia chega pouco tempo após a cadeia de supermercados americana Albertsons anunciar que está utilizando a Food Trust para rastrear alface americana, com planos para expandir para outros produtos.

No âmbito mundial, o blockchain já foi empregado na cadeia de suprimento de cerca de 5 milhões de alimentos.

“Essa parceria se baseia nos valores compartilhados de cada empresa para trazer mais transparência aos consumidores do setor alimentício (…). Por simplesmente escanear um produto utilizando o smartphone, consumidores irão receber uma informação confiável e infalsificável sobre a cadeia de suprimentos e produção”, disse o Carrefour.

Ao longo dos últimos meses a grande rede francesa intensificou a integração do blockchain nos produtos oferecidos, recentemente utilizando a tecnologia para rastrear leite.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.