Instituição de ensino irá criar carro autônomo baseado na tecnologia
A Universidade de Nevada, em Reno, está desenvolvendo um novo projeto de veículo autônomo baseado na tecnologia blockchain.
O projeto Mobilidade Inteligente, coordenado pela universidade e pelo Centro de Pesquisa Aplicada de Nevada (NCAR), conta com a empresa Filament, de blockchain e IoT (internet das coisas) para desenvolver um veículo autônomo para uma cidade inteligente.
De acordo com um relatório, a iniciativa foi pensada para aprimorar a segurança e comunicação entre carros sem motorista conectados e a infraestrutura ao redor.
- Leia mais: Volkswagen irá utilizar a tecnologia blockchain para monitorar cadeia de fornecimento de chumbo
Carlos Cardillo, diretor do NCAR, explicou que o crescente número de veículos conectados nas estradas multiplica a quantidade de dispositivos IoT, o que pode potencializar a criação de vulnerabilidades. Assim, a implementação do blockchain pretende expandir os padrões de integridade dos dados.
O relatório aponta que a universidade logo irá lançar um teste de simulação da tecnologia Blocklet da Filament, uma ferramenta criada para empoderar máquinas conectadas com valor transitivo através da tecnologia de ledger distribuído. A integração da tecnologia irá permitir um registro confiável de eventos viabilizando a troca de dados atestada via transações blockchain.
O CEO da Filament, Allison Clift-Jennings, disse que o teste da universidade irá aceitar apenas a transmissão de dados atestados pelo Blocklet, protegendo contra potenciais ataques.
Recentemente o WeBitcoin noticiou que a Hyundai irá utilizar o blockchain em sua nova tecnologia de paridade de veículos com smartphones.
Anteriormente a IBM adquiriu uma patente blockchain para um novo projeto para gerenciar dados e interações entre veículos autônomos.
FONTE: COINTELEGRAPH