Facebook evolui no sistema de pagamentos digital que deve dar vida à FB Coin
O projeto inclui o surgimento da FB Coin, uma stablecoin lastreada no dólar
Novas notícias dão conta de que está progredindo o projeto do Facebook para a criação de um sistema de pagamentos baseado em blockchain e cripotomoedas, inclusive com o surgimento da FB Coin, uma moeda virtual própria. O Wall Street Journal noticiou que a empresa vem conversando com possíveis parceiros, como Visa, Mastercard e companhias de comércio eletrônico, tendo em vista a definição das funcionalidades e da operação da ferramenta.
Para dar aporte ao projeto Libras, como vem sendo chamado pela grande player do segmento de mídias sociais, o Facebook estaria buscando um total de US $ 1 bilhão em investimentos, que seriam usados como garantia para a FB Coin, como seria batizada a stablecoin lastreada em dólar. Na visão de analistas de mercado, o lançamento do ativo crypto pode gerar, ao Facebook, um total de receitas estimado em US $ 19 milhões até 2021.
O funcionamento do sistema de pagamentos digital
Embora ainda não haja muitas informações oficiais, recentemente, o Facebook anunciou uma grande mudança, com o CEO Mark Zuckerberg revelando que pagamentos e comércio privado serão focos importantes no futuro da plataforma de mídia social. O que já se especula é que, dentre os possíveis usos da FB Coin, estaria a possibilidade de transferências de dinheiro entre usuários do WhatsApp e um sistema de recompensas, na criptomoeda, pela análise de anúncios. Além disso, as parcerias com empresas de comércio eletrônico criariam uma rede na qual os usuários poderiam usar a stablecoin diretamente para a realização de compras e pagamentos.
Em fevereiro de 2019, o Facebook completou 15 anos e, embora venha perdendo um pouso de espaço dentre os usuários mais jovens de mídia social, segue com bons motivos para comemorar. A empresa é dona de quatro, dentre as sete principais redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas, com um número de usuários ativos que ultrapassa os 2 bilhões em nível mundial. No último trimestre, o Facebook divulgou uma receita de US $ 16,91 milhões. O patrimônio da empresa, que tem quase US $ 100 bilhões em ativos totais, é estimado em cerca de US $ 84 bilhões.
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.