Bitfinex lança oficialmente IEO em busca de US $ 1 bilhão

A Bitfinex, finalmente, divulgou white paper que sinaliza  IEO, com a criação do token LEO.

Muito se falava na possibilidade de a Bitfinex, corretora que, como acompanham os leitores do Webitcoin, vem enfrentando problemas judiciais em torno da investigação de possível uso não consentido de fundos para cobrir rombos, anunciar uma estratégia de tokenização. A ideia, como adiantava o mercado, era aportar US $ 1 bilhão à operação da empresa, a partir da criação e comercialização do LEO, como seria chamado o ativo.

Depois de bastante especulação e expectativa, a informação, agora, é oficial. A exchange sediada em Hong Kong lançou um white paper oficial detalhando a operação de oferta inicial de câmbio (IEO), com o uso do token LEO, a partir do próximo mês. De acordo com o documento, serão emitidos 1 bilhão de tokens LEO, por meio da Unus Sed Leo, empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

O paper destaca que uma das principais finalidades da captação de recursos é, justamente, a recapitalização, citando a formação de capital de giro, a cobertura de despesas e o pagamento de dívidas como objetivos da estratégia. Isso apesar de a Bitfinex também falar da intenção de investir em propósitos comerciais.

O que já se sabe sobre o LEO

O anúncio oficial informa, ainda, que as vendas do LEO serão feitas na stablecoin Tether (USDT), com cada token custando 1 USDT e um limite máximo de vendas estabelecido em US $ 1 bilhão. As vendas ocorrem exclusivamente fora dos Estados Unidos e, a partir de sua conclusão, será criada uma plataforma específica para negociação peer-to-peer.

A Bitfinex também confirma, no white paper, a informação prévia de que haveria recompra mensal de tokens por parte da empresa, além de anunciar a intenção de usar fundos líquidos recuperados dos processos junto à autoridades reguladoras para a futura queima de tokens.  As expectativas iniciais do mercado são de que o LEO esteja atrelado a um conjunto de usos práticos, com uma política de descontos nas negociações criptografia-a-criptografia e nas taxas de empréstimo e retirada.

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.