Presidente do Banco Central Europeu: Criptomoedas não são realmente moedas

Mario Draghi revela sua opinião sobre as criptomoedas durante evento

Muitos representantes do sistema tradicional não são favoráveis ao mercado de criptomoedas, afirmando que é complexo, arriscado, e muito relacionado a práticas ilícitas. Este é o caso de Mario Draghi, economista italiano que atualmente ocupa o cargo de presidente no Banco Central Europeu (ECB).

De acordo com uma publicação realizada no Twitter oficial do banco, durante o Generation Euro Student’s Award, competição anual para estudantes de escolas secundárias interessados em economia e finanças, Draghi afirmou que “criptomoedas, Bitcoins, ou coisas do tipo, não são realmente moedas, são ativos”.

O posicionamento vem em resposta a um questionamento realizado por um estudante presente na competição.

Continuando seu discurso, Mario acrescenta que, por não possuir uma entidade por trás (como o euro possui), os ativos são altamente arriscados e oscilam “descontroladamente”.

“Neste momento elas não são significantes o bastante em sua entidade para afetar nossas economias de uma forma impactante.”

Draghi diz ainda que os ativos são considerados especulativos e altamente arriscados, acrescentando que não é tarefa do banco central monitorar e “possivelmente” regular o setor.

“Eu diria que é algo que compete à proteção ao consumidor, onde você quer ter certeza de que pessoas que compram estes ativos sabem o que estão fazendo e estão cientes do risco que correm.”

Anteriormente o WeBitcoin noticiou que o ministro francês Bruno Le Maire está se preparando para convencer a União Europeia a adotar os regulamentos voltados a criptomoedas desenvolvidos pela França, que recentemente aprovou uma nova lei financeira que aborda partes desta indústria. Por ser o primeiro país a adotar este tipo de regulamentação hoje em dia, muitos especulam que a iniciativa reflete a vontade de atrair novos investidores, que se sentiam inseguros com o setor graças a falta de regulamentação devida.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.