Político quer banir criptomoedas para que os EUA não percam poder internacional

Brad Sherman sugere proibir americanos de comprar cripto para não afetar a influência do dólar

Atualmente o mercado de cripto enfrenta muitos desafios relacionados à regulamentação e aceitação por parte de governos e bancos, que em sua maioria não possuem interesse em renovar o sistema tradicional para não perder sua influência sobre a comunidade.

O caso foi muito bem retratado durante uma recente sessão na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, quando o democrata Brad Sherman “convidou” outros representantes para aprovar uma nova lei que pretende proibir a compra, detenção e uso de criptomoedas por americanos.

O discurso do democrata foi publicano no Twitter pela Coin Center, organização que visa manter este mercado “livre e aberto”.

De acordo com Sherman, a medida é necessária porque supostamente o objetivo dos usuários das criptomoedas é retirar o poder que o país exerce por meio do dólar, que por ser uma moeda padrão utilizada mundialmente, confere muita influência internacional aos Estados Unidos.

O democrata acrescenta que as sanções impostas ao Irã, por exemplo, “se tornariam irrelevantes”.

” … é para retirar o poder da nossa política externa, da nossa coleta de impostos, ou da nossa aplicação da lei. O propósito das criptomoedas, a vantagem que possuem sobre a moeda soberana, é apenas para atuar na retirada de poder dos Estados Unidos em seu estado de direito.”, concluiu Sherman.

Apesar de não citar a influência americana, a ideia de banir o mercado de cripto é compartilhada por Joseph Stiglitz, famoso escritor e economista que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2001. De acordo com ele, os ativos não oferecem transparência e são muito utilizados para acobertar atividades ilegais, como lavagem de dinheiro, e impedem que os governos possuam acesso aos dados das transações realizadas pela população.

Anteriormente o WeBitcoin noticiou que a Índia também demonstrou interesse em banir o setor. De acordo com a mídia local, o governo iniciou consultas entre os ministérios sobre um projeto de lei que supostamente foi compartilhado com departamentos importantes do governo, dos quais diversos já se posicionaram a favor do banimento efetivo da “venda, compra, e emissão de todos os tipos de criptomoedas.”

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.