Fraude com criptomoedas rende prisão a rapaz irlandês

Grupo usava técnica de clonagem a telefones celulares, realizando fraude com criptomoeda que permitiu desvio milionário.

Está preso, nos Estados Unidos, um rapaz apontado como um dos cinco membros de um grupo que aplicava golpes com a finalidade específica de desvios de criptmoedas. Conor Freeman foi preso na quinta, 9 de maio, em casa, na zona sul de Dublin, e ficará sob custódia da Suprema Corte Irlandesa até o dia 22 de maio. Os outros quatro acusados são americanos e o grupo está sendo indiciado, pelo Tribunal de Michigan, nos Estados Unidos, por 15 acusações, incluindo fraude eletrônica, conspiração para cometer fraude eletrônica e roubo de identidade. Foram, de acordo com as investigações judiciais, sete ataques virtuais que resultaram no roubo de um valor próximo de US $ 2,5 milhões.

O trabalho de investigação durou semanas e o próximo passo é tentar a extradição do rapaz para os Estados Unidos.  No momento da prisão, foram apreendidoS, também, dois computadores, equipamentos de jogos, telefones celulares, passaporte, uma pequena quantidade de drogas, € 3.800 em dinheiro, três relógios, incluindo um Rolex MK Fossil e documentação relacionada a senhas para carteiras eletrônicas de criptomoeda. O processo judicial seguirá, para uma eventual condenação e aplicação de pena.

Como o grupo atuava

O processo de investigação revelou que o grupo tinha se especializado na prática do chamado SIM-swapping, quando hackers invadem os telefones celulares, passando a controlar os serviços de chamadas e SMS das vítimas. Para isso, eles subornavam funcionários das operadoras de telefonia, ou se faziam passar pelo cliente, no contato com o SAC, e realizavam uma operação de troca que permitia o acesso total ao dispositivo, incluindo e-mail, aplicativos e a possibilidade de contornar fatores de verificação de senhas e identidade. Da mesma forma, conseguiam chegar às carteiras de criptomoedas, desviando fundos das contas invadidas.

Esse não é o primeiro caso da ocorrência desse tipo de ataque. Nicholas Truglia, um nova-iorquino de 21 anos também foi preso sob a acusação do mesmo tipo de golpe, com operações que desviaram milhões de dólares em criptomoedas. Supõem-se até mesmo que, na mira do acusado, estiveram, inclusive, empresários do Vale do Silício para a prática do golpe.

 

FONTE: INDEPENDENT.IE

 

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.