Estariam os hackers tentando negociar os bitcoins roubados da Binance?
Um site que oferece negociações promocionais na criptomoeda está despertando suspeita de nova fraude. A quantia é exatamente igual a dos bitcoins roubados da Binance.
Os hackers que roubaram 7.000 BTC podem estar usando as criptomoedas para aplicar um novo golpe usando os bitcoins roubados da Binance. A suspeita foi levantada pelo post de um usuário da Reddit, rede social focada no compartilhamento de conteúdos Web, que sugeriu que os invasores estejam tentando negociar as criptomoedas desviadas, com desconto de 70%. O post que mapeou a suposta operação indica um site, chamado buy7000btc.online, que além de ofertar a exata quantia roubada dos fundos da Binance, chama para a ação promocional, ofertando uma negociação 3 BTCs para 20 ETH e 0,2BTC para 2 ETH.
Clicando na opção continuar, presente na página inicial do site, o usuário é levado a outra pagina, na qual consta a informação de que o processo seria concluído depois do fornecimento do endereço do Bitcoin e das sessões da ETH. Em resposta ao post indicando o link de transação promocional em BTC, diversos usuário alertaram para a possibilidade de fraude, orientando outros usuários e não transacionarem a partir do link. Um dos comentários avisava, inclusive que é importante ter prevenção diante de ofertas que exijam grandes quantias monetárias em troca de favores.
Contextualizando o hack
A notícia do ataque sofrido pela Binance surpreendeu o mercado, no dia 07 maio, quando o próprio CEO de uma das maiores exchanges do mundo, Changpeng Zhao, confirmou o hack, informando a retirada de 7.000 bitcoins, de fundos próprios da empresa. Imediatamente, a empresa afirmou que assumiria totalmente o prejuízo, além de executar uma varredura de segurança em todas as contas mantidas por usuários. Também foi anunciada a indisponibilidade temporária de realização de saques e depósitos.
Após a finalização dos procedimentos de atualização, a plataforma retomou as operações na quarta-feira, anunciando uma promoção aos usuários, com prêmio de 50.000 BNB. Desde o cibertataque, surgiram importantes manifestações de apoio à Binance. John McAfee se uniu investigar os detalhes do hack. O perfil de twitter Whale Alert, que monitora a ocorrência de grandes transações em criptomoedas, também avisou, via tweet, que ficaria de olho em possíveis transações com o saldo desviado.
FONTE: AMBCRYPTO
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.