SEC adia decisão sobre fundo negociado em bolsa de bitcoin
A proposta segue suas idas e vindas junto ao órgão americano. Agora, a SEC argumentou que é preciso ampliar o debate em torno do possível fundo negociado em bolsa de Bitcoin
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA adia a decisão , mais uma vez, sobre a já debatida proposta de fundo negociado em bolsa de Bitcoin. De acordo com a comissão, será necessária a instauração de processo para analisar o projeto que permitiria à VanEck SolidX Bitcoin Trust emitir e listar suas ações. A questão vem sendo discutida desde o começo do ano, quando a VanEck, empresa de investimentos, e a fornecedora de serviços financeiros, Solid X, se uniram num projeto de criação do ETF em Bitcoins, com suporte físico ao mercado.
A SEC vem constantemente adiando o veredito final, em torno de mudanças de regras que viabilizariam a iniciativa. Foi estabelecido o novo prazo de 19 de agosto e, dessa vez, a alegação para o adiamento gira em torna da necessidade de ampliar o debate com atores envolvidos. Por isso, ao divulgar a decisão, a entidade americana propôs 14 tópicos de consulta aos interessados em colaborar com sugestões e cometários.
Comunicado de que a SEC adia decisão registra os próximos passos
“A Comissão solicita que as pessoas interessadas forneçam observações por escrito de seus pontos de vista, dados e argumentos com relação ao projeto, bem como quaisquer outras preocupações que possam ter com a proposta”, diz o comunicado lançado pela entidade.
O documento pervê que os interessados encaminhem suas sugestões em 21 dias. A partir disso, serão contados mais 35 dias para que as empresas envolvidas na criação do ETF façam possíveis refutações. Embora fosse esperado que a SEC adiasse a decisão, na visão de analistas especializados no mercado crypto, as idas e vindas acabam emperrando importantes avanços do segmento, apesar de, provavelmente, não trazerem impacto negativo ao bom cenário de negociação do Bitcoin.
FONTE: CRYPTOPOTATO
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.