Oracle lança o serviço Blockchain Cloud
Blockchain Cloud Service
A Oracle introduziu o Blockchain Cloud Service em sua conferência OpenWorld na segunda-feira, já que o gigante do banco de dados trabalha duro para tornar sua nuvem mais competitiva com as ofertas da IBM e da Microsoft, de acordo com a Fortune.
Os clientes poderão usar a tecnologia para compartilhar dados de forma segura tanto dentro como fora do ecossistema da nuvem da empresa. A Oracle anunciou pela primeira vez seus planos de blocos em agosto quando se juntou ao Projeto Hyperledger. O serviço de blockchain estará disponível para clientes até o final do ano.
A tecnologia Blockchain tem o potencial de mudar completamente as transações de negócios para empresas (B2B) em uma variedade de indústrias, tornando-as mais eficientes e transparentes. Estes incluem imóveis, seguros, mídia e entretenimento e cuidados de saúde.
Por exemplo, o Walmart levou apenas dois segundos para rastrear um pacote de mangas para sua fazenda de origem usando uma blockchain; tendo a empresa levado mais de seis dias para rastreá-lo usando métodos padrão, notas Fortune.
As empresas da nuvem Microsoft, SAP e IBM lançaram os serviços de blockchain
As empresas da nuvem Microsoft, SAP e IBM lançaram os serviços de blockchain em suas plataformas de nuvem. Como a tecnologia requer recursos de computação distribuída, as empresas de nuvem pública estão especialmente bem posicionadas para habilitar a tecnologia e vendê-la como um serviço. Aqui está um exemplo de alguns dos principais esforços dos players:
A Microsoft Azure lançou a sua oferta de bloqueio-como-serviço (BaaS) em novembro de 2015 e, desde então, vem implantando constantemente serviços relacionados, incluindo Enterprise Smart Contracts, lançado em julho de 2017.
Leia mais: O Bitcoin pode chegar a US$ 6.000 até o final do ano, dizem os especialistas
A IBM lançou sua oferta BaaS em março de 2017 após um anúncio no mês de abril anterior. Em setembro, a empresa foi nomeada líder global da tecnologia blockchain pela Juniper Research.
Atualmente, a SAP oferece a BaaS através de um programa de acesso antecipado para provedores de serviços de TI e empresas de TI. Em meados de 2018, a empresa planeja tornar a tecnologia mais disponível em geral.
Grande fatia do mercado
Ao se tornarem difusões da tecnologia blockchain, as empresas da nuvem estão bem preparadas para levar um pedaço do mercado maciço. E, embora a adoção da tecnologia tenha sido lenta, mesmo dentro do banco e das finanças, chegar adiante, antes de uma adoção mais ampla, poderia ajudar essas empresas da nuvem a ganharem a mente no espaço incipiente. Em 2025, a tecnologia blockchain representará US $ 176 bilhões em valor agregado para empresas, projetos da Gartner.
A tecnologia Blockchain não é apenas para banqueiros. A maior parte do zumbido em torno do ledger distribuído se concentrou em seus usos em finanças, onde se originou. Mas uma das tendências de blockchain mais promissoras é a crescente presença disruptiva na Internet of a Things (IoT).
As empresas são pioneiras em novas soluções inovadoras que usam a tecnologia blockchain para tarefas como rastrear produtos à medida que se movem e trocam de mãos na cadeia de suprimentos, monitorando a localização e condição de ativos como máquinas industriais em locais de trabalho remotos ou armazenando dados médicos. Eles também estão usando isso para transformar a Internet of a Things (IoT).
A blockchain no IoT
Peter Newman, analista de pesquisa da BI Intelligence, o serviço de pesquisa premium do Business Insider, compilou um relatório detalhado sobre a blockchain no IoT que:
Explica como as empresas já estão explorando maneiras de usar a tecnologia blockchain em todos os tipos de projetos IoT.
Fornece uma visão geral da interrupção em setores críticos, incluindo a cadeia de suprimentos e gerenciamento de ativos.
Analisa como a tecnologia blockchain está pronta para ver a expansão rápida como uma ferramenta usada nas soluções IoT que reduzem custos, aumentam a eficiência e eliminam a dependência de plataformas baseadas em nuvem.
Fonte: Business Insider UK
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.