Blockchain pública para o sistema financeiro na mira do Grupo Huobi

O projeto de desenvolvimento de uma rede blockchain pública e voltada às operações financeiras descentralizadas foi anunciado em comunicado à imprensa

O grupo Huobi atuante nos serviços de blockchain e intermediação de operações com criptomoedas está trabalhando, de acordo com informações do Coindesk, numa blockchain pública projetada especificamente para casos de uso em finanças descentralizadas (DeFi).

A Huobi Finance Chain, como está sendo chamada a rede no comunicado oficial divulgado á imprensa, tem como foco viabilizar a implementação de políticas de rede distribuída, o lançamento de ativos criptografados e a oferta de serviços financeiros descentralizados por instituições financeiras e bolsas de valores. A parceira tecnológica no desenvolvimento do projeto é a Rede Nervus, que, a partir do mecanismo de prova de trabalho, permite escalonar e agregar soluções de rede distribuída.

As possibilidades previstas

No release oficial, a Huobi destaca que o projeto permite hospedar serviços de empréstimo, débito e stablecoins, além de dar suporte à oferta de tokens de segurança (STOs) e outros meios de emissão de ativos. Também é garantido, de acordo com o anúncio oficial, o suporte operacional às exchanges descentralizadas (DEXs), bem como a implementação de soluções financeiras, a partir da rede que vem sendo projetada para uma ampla gama de aplicações DeFi.

Pela característica de código aberto, a Huobi Finance Chain comportará vários ativos e também os contratos inteligentes. Numa visão regulatória amigável, também serão viáveis protocolos de identidade, tais como o KYC, e de certificação quanto ao cumprimento de normas preventivas de lavagem de dinheiro, por exemplo. Também estará aberta às entidades reguladoras, a possibilidade de contribuírem como validadoras.

De acordo com matéria do Coindesk, o cronograma de andamento do projeto prevê um testnet para o primeiro trimestre de 2020, seguido do lançamento completo da mainnet, no segundo trimestre. Para o CEO da Huobi. é mais uma iniciativa alinhada ao norte conceitual da marca.

“A missão do Grupo Huobi é tornar as finanças mais eficientes e tornar a riqueza acessível a todos. Este projeto não está apenas alinhado com a estratégia geral da Huobi, mas também cumpre nossa missão principal. Do ponto de vista estratégico, os serviços financeiros descentralizados ainda estão em um estágio inicial de desenvolvimento. A demanda do mercado é clara”, afirma Leon Li, conforme depoimento presente no Coindesk.

FONTE: COINDESK

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.