Fed aponta “sérias preocupações” com a Libra
Em audiência no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, o presidente do Fed falou que é preciso uma ampla satisfação sobre alguns pontos do projeto.
O presidente do Federal Reserve, sistema de bancos centrais dos Estados Unidos, afirmou visualizar motivos para “sérias preocupações” com relação ao projeto de moeda virtual do Facebook. Conforme cita o Cointelegraph, Jerome Powell se manifestou em recente audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
Uma outra matéria, do portal Coindoo, cita uma fala do executivo, em que estão evidenciados os pontos de preocupação. De acordo com o relato, o Conselho de Supervisão da Estabilidade Financeira, ligado ao Fed, também estaria se envolvendo. A ideia é uma reunião para tratar, especificamente, da questão da Libra.
“Embora os patrocinadores do projeto mantenham a possibilidade de benefícios públicos, incluindo melhor acesso financeiro para os consumidores, Libra levanta muitas preocupações sérias em relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira”, disse Powell, conforme o Coindoo.
No mesmo sentido, o Cointelegraph cita ainda, que o presidente do Fed, apontou como necessária uma ampla satisfação sobre esses pontos. Jerome Powell disse que todas essas questões “precisarão ser abordadas de forma muito completa e cuidadosa”. Isso porque, na visão de Powell, o projeto Libra não é facilmente adequável ao esquema regulatório americano.
A resposta via Twitter
Em seguida, David Marcus, que figura como chefe do projeto crypto do Facebook, se manifestou sobre a audiência. Usando seu perfil no Twitter, o executivo disse considerar legítima a preocupação. No entanto, ele reforça, no tweet abiaxo, “é por isso que compartilhamos os planos cedo”.
É um posicionamento que se soma a outras recentes declarações públicas do executivo. Ele vem se manifestando frente às desconfianças manifestadas por órgãos oficiais de diferentes países. Segundo outra matéria do Cointelegraph, Marcus respondeu, a partir de um post público a algumas das prevenções que estão surgindo. Um dos pontos de argumento é que a confiança precisa ser depositada em todo o consórcio envolvido na Associação Libra. Já há grandes players envolvidos e não apenas no Facebook, como menciona Marcus.
David Marcus também se pronunciou sobre os questionamentos do do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. Seus membros enviaram uma carta aos gestores do projeto Libra. “Quero lhe dar minha garantia pessoal de que estamos comprometidos em tomar o tempo para fazer isso direito”, disse ele, segundo o Cointelegraph.
Em carta, ele se dirige aos membros do Comitê, e a seu presidente Maxine Waters, que pediram ao Facebook uma moratória no andamento do projeto, até que a Libra fosse melhor esclarecida.
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.