BITPoint planeja ressarcir vítimas do hack
Em coletiva de imprensa, os executivos da exchange que pretendem ressarcir as vítimas do hack em criptomoedas. Estima-se que haja 50 mil usuários atingidos
Depois de anunciar ter sofrido dois rombos milionários, a exchange japonesa BITPOint também está divulgando uma estratégia de ressarcimento aos usuários prejudicados. Conforme a informação trazida pelo portal Koinalert, o presidente da plataforma concedeu uma entrevista coletiva falando sobre o assunto. Na ocasião, Genki Oda revelou que cerca de 50 mil clientes da BITPoint foram atingidos pelos desvios.
Na semana passada, o hack descoberto determinou um prejuízo da ordem de US $ 32 milhões. Logo em seguida, ainda foram detectados novos desvios, com prejuízo que chegou aos US $ 2,3 milhões. A informação trazida pelo presidente e outros executivos da empresa dão conta de que a intenção da empresa é devolver fundos roubados em criptomoedas, e não em moeda fiduciária.
O valor total de ressarcimento, ainda de acordo com a matéria sobre a coletiva, é de US $ 30 milhões. Os serviços de câmbio seguem suspensos e indisponíveis aos clientes da BITPoint, segundo ainda informa o Koinalert. Conforme informação trazida pelo Portal do Bitcoin, a plataforma também informou que parte da quantia roubada foi recuperada. O valor reavido, no entanto, não chega a 10% do prejuízo total.
O relatório dos desvios
O portal de informações também traz, em sua matéria, um relatório da exchange que aponta as quantias desviadas das diferentes moedas virtuais e as fatias pertencentes aos clientes. Em seguida, trazemos o apontamento, dimensionado em ienes, que é a moeda japonesa. Na cotação do dia de hoje, cada iene vale US $ 0,0092.
- 1.225 Bitcoins ao preço de 15,3 bilhões de ienes, dos quais 1,28 bilhão de ienes eram de propriedade de clientes;
- 1.985 Bitcoin Cash no valor de 70 milhões de ienes, dos quais 40 milhões de ienes pertenciam a clientes;
- 11.169 Éter avaliado em 330 milhões de ienes, dos quais 240 milhões de ienes pertenciam a clientes;
- 5.108 Litecoin no valor de 0,5 bilhões de ienes, dos quais 40 milhões de ienes pertenciam a clientes.
- 28.106.343 XRP ao preço de 10,02 bilhões de ienes, dos quais 2,6 bilhões de ienes pertenciam a clientes.
- Veja também: Relatório aponta que esquemas e roubos envolvendo criptomoedas atingiram US$1.7 bilhão em 2018
COM INFORMAÇÕES DE: KOINALERT
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.