Não há nada de estável em stablecoins, diz CEO da Binance

CZ critica conceito das stablecoins e apresenta nova perspectiva

De acordo com Changpeng Zhao, CEO da Binance, as stablecoins carregam certa contradição em seu nome, visto que aparentemente não são nada estáveis.

Afirmando que tais ativos possuem a nomenclatura mais incorreta de todo o mercado de criptomoedas, Zhao afirmou em um tweet que “nada neste mundo é estável em valor. É tudo relativo”.

“Enquanto 1 btc ainda é = 1 btc, ‘stablecoins’ caíram 3x em valor contra o btc nos últimos 6 meses.”

Ironicamente, o tweet foi utilizado para promover a listagem do token BGBP na Binance Jersey.

https://twitter.com/cz_binance/status/1152240581365518338

Como apontado anteriormente pelo WeBitcoin, a BGBP é uma stablecoin desenvolvida pela própria Binance que estava em fase de testes até recentemente. O ativo é atrelado à libra esterlina, e foi adicionado à listagem da Binance Jersey para atender à demanda dos usuários por diferenciadas opções de stablecoins, afirmou o diretor financeiro da Binance, Wei Zhou.

O posicionamento de Zhao dá luz a uma nova perspectiva em relação às criptomoedas, visto que muitos as consideram voláteis pela recorrente mudança de valor. No entanto, o CEO aponta para uma nova visão, onde a volatilidade está presente nas moedas fiat, não nos ativos digitais.

Apesar de sua visão, como o sistema atual ainda prega o uso das moedas fiat como soberanas, as stablecoins são vistas como uma ponte para o mercado de cripto.

De acordo com um artigo publicado pelo FMI, em breve as stablecoins irão substituir o dinheiro tradicional (papel-moeda), que se tornará ultrapassado.

O artigo aponta ainda que os bancos se sentirão pressionados pelo dinheiro eletrônico, algo que já é uma realidade e resulta em boicotes, bloqueios e encerramento de contas. No entanto, o estudo afirma que para se defender, o sistema tradicional deve oferecer serviços “mais atraentes ou produtos similares”, estando ainda preparados para perturbações em seu panorama.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.