NBA lança inovadora plataforma blockchain
A NBA, junto com a Associação de Jogadores da liga, acaba de anunciar que lançará, em breve, a NBA Top Shot. Trata-se de um site para colecionáveis digitais baseados em blockchain.
A idéia é que os fãs comprem e comercializem videoclipes digitais únicos que comemoram os momentos do jogo na temporada da liga americana de basquete, a NBA. Ainda não se sabe qual a rede de tecnologia blockchain vai dar suporte ao projeto, mas é provável que seja o Ethereum.
Cada clipe de vídeo receberá um código,num processo muito parecido com quando você compra uma obra de arte impressa ou assinada. É um indicativo de quantas unidades há em estoque.
O Top Shot também promete uma estratégia de gamificação. Nesse caso, os fãs podem competir entre si, construindo uma lista,usando suas coleções digitais como fantasias.
Um pouco mais sobre o projeto
O produto da NBA vem do Dapper Labs, fabricante do mega popular jogo Ethereum CryptoKitties. No seu auge , os gatinhos digitais em CryptoKitties eram tão populares que estavam sendo vendidos por dezenas de milhares de dólares.
“Nós queremos dar aos fãs de basquete algo que eles nunca viram antes. Mas também algo que é imediatamente familiar e os estimule a realmente participar ”, afirma o CEO da Dapper Labs, Roham Gharegozlou,
Gharegozlou também aponta para a enorme mídia social da NBA como algo que pode aumentar a visibilidade do projeto.
“Eles estarão muito empenhados conosco para ajudar a garantir que essa experiência seja autêntica para o fã, e não apenas uma experiência de criptografia.”
Adrienne O’Keeffe, chefe de produtos de consumo e jogos da NBA, destaca a importância da iniciativa.
“Estamos sempre explorando novas maneiras de nos envolver com fãs em todo o mundo. Vimos essa parceria com a Dapper Labs como uma oportunidade para expandir nossa presença em jogos e, ao mesmo tempo, criar uma plataforma nova e inovadora que permitirá aos fãs coletar e ter experiências únicas. ”, reforça.
Fonte: Yahoo Finance
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.