Reino Unido presente em novo alerta sobre os perigos da Libra
Autoridade em privacidade de dados do Reino Unido é uma das que se juntou ao coro de alertas sobre a moeda digital proposta do Facebook, Libra. O documento de alerta lançado inclui outros países
Elizabeth Denham, que dirige o Information Commissioner’s Office, do Reino Unido, assinou um comunicado ao lado de colegas nos EUA, Canadá, Austrália e União Europeia. O comunicado diz que eles têm “preocupações compartilhadas” em relação aos “riscos à privacidade”.
Os chefes dos bancos, reguladores e o presidente dos EUA, Donald Trump, também expressaram dúvidas sobre a moeda. Os chefes de privacidade pedem ao Facebook que forneça mais detalhes sobre como a gigante da tecnologia protegerá os dados dos usuários. Denham disse:
“A ambição e escopo do projeto Libra tem o potencial de mudar o cenário de pagamento on-line e oferecer benefícios aos consumidores. Mas essa ambição deve funcionar em conjunto com as expectativas e direitos de privacidade das pessoas”.
“O envolvimento do Facebook é particularmente significativo, pois há o potencial de combinar as vastas reservas de informações pessoais do Facebook com informações financeiras e criptomoedas, amplificando as preocupações com a privacidade em relação ao design da rede e aos acordos de compartilhamento de dados.”
Ela considera que, embora o Facebook tenha aberto conversas com reguladores financeiros, há poucos detalhes sobre como a empresa de mídia social lidará com as informações dos clientes. A proteção de dados deve ser uma parte fundamental do diálogo sobre Libra.
- Veja também: Walmart busca patente de stablecoin similar à Libra
Fonte: BBC News
Foto: Unsplash
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.