Bitcoin é ‘espetacular’ diz ex-presidente do Banco Central

Os Bancos centrais estão começando a se aproximar do bitcoin?

Christine Lagarde, atualmente presidente do Fundo Monetário Internacional e indicada para a presidência do Banco Central Europeu, é uma defensora, e agora o ex-presidente da autoridade monetária do Brasil chamou a criptomoeda de “espetacular”.

Em um artigo do Estadão, Gustavo Franco elogia moedas digitais descentralizadas, bem como ofertas em moeda não-bancária, como o projeto Libra, do Facebook.

Franco foi o presidente do Banco Central do Brasil duas vezes na década de 1990 e um dos principais arquitetos das reformas do Plano Real, programa que domou a inflação do país. Ele agora administra sua própria empresa de investimentos privados chamada Rio Bravo Investimentos.

Bitcoin é ‘espetacular’

Ele escreve no artigo do Estadão que a grande capitalização de mercado do bitcoin o coloca no mesmo nível que muitas das maiores empresas do mundo. Ele diz:

“Bitcoin é o caso mais espetacular de criptomoeda, porque se fosse um negócio, valeria US $ 175 bilhões (valor de todos os bitcoins pendentes). Só não tem ações, nem acionistas ou governança.”

Ele observa também que, tomadas em conjunto, o valor de mercado de todas as outras criptomoedas é de pouco menos de US $ 100 bilhões, com 14 delas valendo mais de US $ 1 bilhão cada.

Libra

Franco discutiu outras formas de dinheiro novo e métodos de pagamento em seu artigo e, inevitavelmente, o tema do projeto Libra do Facebook surgiu.

Embora elogiasse a inovação e a escala potencial do projeto, ele acrescentou uma nota de cautela sobre se tal projeto envolveria os mesmos controles internos, como aqueles que se aplicam aos bancos. Ele também sugeriu que o modelo de Libra, se bem sucedido, poderia se aplicar a outros gigantes corporativos globais.

“Em teoria, qualquer empresa global, mesmo que não seja “big tech”, poderia fazer algo parecido: o McDonald’s poderia criar o Mac, uma criptocorrente conversível em Big Macs; Starbucks, o Star, trabalhando como um voucher de cappuccino, tudo em blockchain.”

Vozes solitárias

Franco, no entanto, é uma das poucas pessoas que passaram pelo sistema global de bancos centrais para encontrar algo que valha a pena no universo cripto.

O projeto Libra inspirou um novo nível de ira dos banqueiros centrais, reguladores e funcionários do governo desde que o seu potencial lançamento foi anunciado no mês passado.

Seu maior temor é que o Facebook possa alavancar seus bilhões de usuários globais para participar de um projeto de pagamento em criptomoedas que poderia rivalizar e afetar a estabilidade das moedas soberanas.

 

Fonte: Cryptoglobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.