Bitcoin defende suporte, mas momento continua vendedor – Análise BTC

Embora o momento seja baixista, um movimento de alto volume acima de U$ 10.445 abriria as portas para o re-teste de U$ 11.120

O Bitcoin (BTC) saltou do principal suporte, mas a perspectiva permanece pessimista enquanto os preços se mantiverem abaixo da alta de quinta-feira de U$ 10.445.

A principal criptomoeda em valor de mercado encontrou compradores perto da média móvel de 100 dias (MA) de U$ 9.700 hoje, mas no momento da redação recuperou o terreno para cerca de US $ 10.060, de acordo com dados do Bitstamp.

Os vendedores tinham conseguido romper a MA de 100 dias no início do pregão europeu na quinta-feira, mas o colapso teve vida curta e o BTC terminou o dia com ganhos de 2,78 por cento em U$ 10.301.

Em termos técnicos, a criptomoeda criou um candle de martelo de cauda longa na quinta-feira, o que implica em exaustão do vendedora perto da MA de 100 dias.

A recuperação do suporte da MA de 100 dias visto hoje confirmou ainda mais o enfraquecimento do momentum vendedor.

Uma reversão de alta, no entanto, só seria confirmada se os compradores marcarem presença hoje, empurrando os preços acima da alta de U$ 10.445 de quinta-feira. Isso validaria a exaustão vendedora sinalizada pela vela de martelo de cauda longa de quinta-feira.

Os candles diárias de caudas longas reverteram consistentemente os recuos no passado recente, como se vê no gráfico abaixo. Então, há um caso histórico a ser feito para um aumento de preço acima de U$ 10.445 hoje. Dito isto, seguidos indicadores técnicos continuam a chamar um movimento de baixa.

Bitcoin – Gráfico Diário

BTCUSD daily chart 2

O recuo do bitcoin da alta de 26 de junho, de U$ 13.880, terminou com o criptomoeda formando um martelo comprador de cauda longa em 2 de julho.

Em linhas semelhantes, o candle de cauda longa de 17 de julho marcou o fim do recuo da alta de 10 de julho, de U$ 13.200, e foi seguida por um aumento para U$ 11.120. Novamente, o BTC criou um doji de cauda longa em 28 de julho, antes de subir para máximas acima de U$ 12.000 em 6 de agosto.

Então, se a história é um guia, o bitcoin pode seguir um forte acompanhamento do candle de ontem do martelo de alta.

Contudo, os indicadores técnicos são tendenciososamente pessimistas: as MAs de 5 e 10 dias estão tendendo para baixo, o índice de resistência relativa de 14 dias (RSI) está pairando abaixo de 50 e o MACD está produzindo fundos mais baixos abaixo da linha zero.

Indo pelos indicadores, o bitcoin pode ter um tempo difícil para os compradores perto da alta de quinta-feira de U$ 10.445.

Bitcoin – Gráfico Horário

hourly chart

O BTC testemunhou um colapso crescente de cunha hoje cedo. Esse padrão de continuação de baixa marcou o fim da recuperação da baixa de ontem de U$ 9.467 e a retomada do sell-off de altas recentes acima de U$ 12.000.

Esse padrão ainda é válido, o que significa que o caminho de menor resistência é para o lado negativo.

Além disso, o salto visto nas últimas horas não é apoiado por fortes volumes de compra (barras verdes) e pode ser de curta duração.

De modo geral, a criptomoeda provavelmente continuará no caminho certo para testar os U$ 9.049 (mínima de 17 de julho). A aceitação abaixo desse nível confirmaria uma reversão de baixa no gráfico mensal.

*Imagem de: Ilmars Zvirgzds por Pixabay

Fonte: coindesk

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.