Ethereum: Hard Fork “Istanbul” recebe mudanças
Oitavo Hard Fork da Ethereum, “Istanbul” se aproxima
O projeto do próximo Hard Fork da Ethereum se aproxima e mudanças no código vão sendo aprovadas e implementadas. Chamado de “Istanbul” pela equipe desenvolvimento da Ethereum, o próximo Fork da moeda deverá ocorrer no mês de outubro. Vale lembrar que Istanbul será o último Hard Fork antes da mudança para a “Ethereum 2.0”, prometida para 2020.
A última quinta-feira, 17 de agosto foi um dia importante para a ETH. Trata-se do dia em que a equipe de desenvolvimento concluiu 6 modificações no código da Ethereum. As mudanças deverão ser ativadas na próxima semana.
Segundo relatado pela coindesk, Istanbul será dividido em duas partes. A primeira conta com todas as mudanças no código, e a segunda com a ativação da rede principal, ocorrendo apenas em 2020. Há previsão de uma mudança no algoritmo de mineração, denominada “ProgPoW”
Péter Szilágyi, líder de desenvolvimento da Ethereum, falou publicamente sobre o projeto.
“Nós dividimos Istambul em dois. Um deles podemos realmente enviar dentro de semanas. [O outro contém] dois EIPs realmente grandes que seria bom ter, mas exigem algumas coisas que não podem ser feitas dentro do prazo de duas ou três semanas. ”
- Veja também: O que esperar da Ethereum para o futuro?
Atraso e grandes mudanças
Atualmente a segunda maior criptomoeda em valor de mercado, com uma somatória total de U$19.897.143.142 segundo dados do site CoinMarketCap, a Ethereum terá na primeira parte de Istanbul seu oitavo Hard Fork. A expectativa é positiva, com os desenvolvedores dizendo que a atualização trará benefícios e estabilidade, privacidade, além de poder melhorar a mineração de ETH.
Acerca dos prazos, Péter deixou claro que adiamentos são necessários quando é notado pela equipe que as mudanças agendadas não foram devidamente finalizadas. Um exemplo é o pedido de adiamento do testnet Ropsten
“Com os Hard Forks anteriores, depois que todos implementaram [para seus clientes], tivemos literalmente meses de testes antes de passar para o testnet. Agora, acabamos de apresentar uma lista final de EIPs e queremos chegar em duas semanas? Isso é um pouco corajoso ”, disse Szilágyi.
Falando sobre a importância de uma versão testnet para Hard Fork, o gerente da comunidade da Ethereum Foundation, Hudson Jameson, disse:
“A segurança e a estabilidade da rede são as principais preocupações quando se trata de fazer Hard Fork na mainnet, então o lançamento do testnet é um passo vital para garantir que a liberação da mainnet corra bem.
Os desenvolvedores do núcleo [Ethereum] estão empolgados para que o Hard Fork do testnet Ropsten se assegure de que tudo esteja funcionando corretamente.”
*Imagem de: Kadir Kritik por Pixabay
- Veja também: Desenvolvedores do Ethereum estão considerando a implementação de hard forks mais frequentes