5 fatos sobre o Bitcoin que talvez você não saiba

Para iniciantes em Bitcoin e ‘veteranos Bitcoiners’, vale a pena conhecer esses 5 fatos

O Bitcoin chegou ao topo quando atingiu o preço mais alto de todos os tempos no valor de US $ 20.000 em dezembro de 2017. As pessoas que já investiam nele desde a gênese se tornaram milionários e bilionários da noite para o dia. Muitos se tornaram autoproclamados traders e investidores de bitcoin. Mesmo assim, muitos permaneceram ignorantes sobre alguns fatos.

Um hacker gerou 184 bilhões de Bitcoins em 2010

Em 15 de agosto de 2010, algo conhecido como “incidente de excesso de valor”, um hacker desconhecido atacou o blockchain do bitcoin criando 184.467.440.737.09551616 BTC do nada! Isso ocorreu na altura do bloco 74638.

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, rapidamente começou a trabalhar. A versão 0.3.1 foi lançada 5 horas após o incidente, o que impediu a impressão futura de Bitcoins por meio dessa exploração. Os 184 bilhões de bitcoins foram apagados.

A cadeia gerada a partir do BTC versão 0.3.1 tornou-se o blockchain dominante que todos usam hoje.

Bitcoin é pai de 430 altcoins

Até a presente data, 2651 criptomoedas encontraram seu caminho no mercado. Mas, o interessante é que 436 delas vieram do Bitcoin por meio de forks diretos ou indiretos.

O nome exato das altcoins, juntamente com sua origem / raiz, foram mapeados de maneira bem feita pelo Map of Coins. Os forks do Bitcoin sempre tentaram melhorar e igualar ao BTC, mas ostensivamente falharam. O Bitcoin Cash é o exemplo mais proeminente.

Primeiro faucet de bitcoin distribuía 5 BTC por visitante

Um faucet de bitcoin é um sistema de recompensa, na forma de site ou aplicativo, que distribui recompensas na forma de um satoshi, que é um centésimo de um milionésimo de BTC, para os visitantes reivindicarem a troca ao concluir uma captcha ou tarefa, conforme descrito pelo site.

Gavin Andresen criou o primeiro faucet Bitcoin em junho de 2010, que distribuiu uma generosa quantia de (considerando o preço hoje) 5 BTCs para todos os visitantes. O objetivo era promover a adoção e o uso do Bitcoin.

732.000 Endereços tem pelo menos 1 BTC

Existem apenas 732.982 endereços que possuem mais de 1 BTC. Comparado a mais de 20 milhões de endereços conhecidos, esse número representa uma pequena quantidade de proprietários de “bitcoin inteiro”.

Cada um dos 10 principais endereços acumula uma quantidade significativa de BTC. Parece que essas pessoas já estão considerando o BTC como uma reserva dominante de valor em um futuro próximo, pois apenas algumas dessas contas mostram fluxos de saída.

Satoshi não é a menor unidade de BTC

Muitas pessoas pensam que Satoshi é a menor unidade mensurável de BTC, pois 1 Satoshi é igual a 0,00000001 BTC.

Na verdade, existe uma unidade BTC ainda menor que já está sendo usada na Lightning Network. Este é o Millisatoshi (MSAT), que representa um milésimo de Satoshi.

Portanto, temos o seguinte:

  • 1 SAT = 1000 MSAT
  • 1 SAT = 0,00000001 BTC
  • 1 MSAT = 0,00000000001 BTC

Imagem de Sookyung An por Pixabay
Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.