Não entre em pânico! Siga o guia dos fundamentos do Bitcoin

O guia fundamental do Bitcoin

Após qualquer queda significativa no preço do bitcoin, como tivemos, algumas pessoas podem ter uma tendência de entrar em pânico. Isso não é ajudado pela grande mídia que está mais interessada em relatar quedas de preços do que ganhos.

Mas quem observa o mercado há mais tempo do que o último ciclo sabe que o movimento de curto prazo é praticamente irrelevante. Precisamos nos tranquilizar considerando os fundamentos da rede por um período mais longo. Foi exatamente o que Hans Hauge, pesquisador quantitativo sênior da Ikigai Asset Management fez no Twitter.

Fundamentos da rede de Bitcoin

Primeiro, Hauge ignorou os níveis diários e concentrou-se nas médias móveis de 365 dias. Isso fornece um conjunto de dados muito mais estável, com o qual é possível examinar as tendências gerais, em vez de altos e baixos diários.

A partir disso, podemos ver que o número de transações diárias está no nível mais alto de todos os tempos. Portanto, a rede certamente não parece correr o risco de deserção tão cedo.

https://twitter.com/hansthered/status/1177012154924290048

Em seguida, Hauge olhou para o hashrate. Afinal, o hashrate do Bitcoin não caiu de repente pouco antes do preço? Há algum motivo de preocupação lá?

Mas parece que não. O hashrate não só não causou queda nos preços de ontem, mas a média móvel de 365 dias também está no nível mais alto de todos os tempos.

Como podemos ver nos dados do Blockstream, o hashrate pode ser um pouco instável e os números voltaram aos níveis normais hoje.

As descobertas necessárias

A oferta de Bitcoin não aumentará repentinamente, pois a taxa de inflação é uma parte inerente de sua concepção. Como Hauge aponta, ele está “dentro do cronograma e caindo na escala de logs ao longo do tempo, conforme o esperado”.

O preço também está aumentando em escala logarítmica ao longo do tempo, quando visualizado no nível macro e suavizando-o usando a média móvel de 365 dias. Claro, houve bolhas no caminho, mas a tendência geral só foi em uma direção.

img1 2

Fatores externos

Finalmente, Hauge considera os fatores como o sistema bancário global e o desenvolvimento do Bitcoin.

O Federal Reserve finalmente conseguiu agir e negou a necessidade do Bitcoin, ele brinca. Mas é claro que todos já sabíamos a resposta para essa pergunta.

E 114 solicitações pull foram mescladas nos últimos 30 dias, então parece que os desenvolvedores ainda estão escrevendo código e … er … desenvolvendo.

Então … vou deixar a conclusão para Hauge, que coloca da maneira mais sucinta possível.

“Eu não sei o que dizer para vocês, de uma perspectiva fundamental, o Bitcoin parece ótimo. Eu acho que está de volta ao HODLing!”

Photo by Andrew Neel from Pexels

Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.