O que realmente significa investir em XRP

Não confunda o XRP com a Ripple

O XRP é uma das criptomoedas mais populares do mercado. Mesmo assim, muitos investidores não sabem a diferença entre a Ripple e o XRP, ainda existem pessoas que pensam que as duas são a mesma coisa. Então, com isso, hoje vamos analisar o que é investir no XRP.

Moeda nativa

Para começar, abordaremos a moeda nativa da Ripple, o XRP, que às vezes é chamado de Ripple devido à associação com a empresa controladora.

Atualmente, a Ripple Labs está lutando contra uma série de ações coletivas que alegam que a venda do token XRP foi promovida como segurança. A empresa negou as alegações e solicitou no final do ano passado que o David Oconer contra a Ripple Labs fosse ouvido no Tribunal Federal.

Como resposta ao erro e confusões comuns, “XRP é o ativo digital nativo do XRP Ledger. O XRP Ledger é um código aberto. A Ripple é uma empresa de capital fechado.”

O XRP Ledger é usado principalmente para registrar a propriedade e a transferência do token digital XRP.

O token possui tempos de liquidação rápidos, nos quais a Ripple afirma que atinge a finalidade em cerca de quatro segundos e pode lidar com “1.500 TPS – uma taxa de transferência comparável à Visa e a outras redes de cartões. Isso ocorre porque o XRP foi criado especificamente para uso corporativo, a fim de fornecer liquidez para transações internacionais “.

Ripple como empresa

A empresa privada detém a mente por trás da criação, implantação e desenvolvimento de ativos e serviços, como XRP e RippleNet.

Duas das mentes por trás da Ripple e seus produtos são Jed McCaleb e Ryan Fugger. Oito anos atrás, McCaleb começou a trabalhar em uma criptomoeda que poderia chegar a um consenso sem a necessidade de mineração. Conforme relatado pela Brave New Coin, desde 2004, Fugger trabalhava em um sistema monetário que seria descentralizado por natureza e facilitaria a criação de um sistema de valores específico para uma comunidade. Em 2012, McCaleb estava trabalhando com o conhecido investidor e disruptor de tecnologia financeira Chris Larsen, que envolveu Fugger com a ideia de reunir suas ideias para preencher um buraco no mercado.

McCaleb e Larsen receberam a liderança total de Fugger no final, com a empresa privada, OpenCoin sendo seu próximo empreendimento.

Fonte: EWN

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.