O uso da Blockchain por 15 gigantes do mundo executivo

O valor da Blockchain é inestimável

As criptomoedas já tiveram dias melhores, mas a tecnologia subjacente do Bitcoin, a Blockchain, está decolando.

Décadas atrás, tudo era feito em papel e agora, embora eletrônico, continua sendo sobrecarregado por uma infinidade de procedimentos duplicados e reconciliações entre milhares de seus membros. Acreditamos, que em breve, todos terão acesso a uma única conta de negociações em tempo real, eliminando camadas de bancos de dados.

O Walmart está usando a tecnologia blockchain para rastrear remessas de seus fornecedores e reduzir os riscos de deterioração e contaminação de alimentos. Ele já registrou 50 patentes relacionadas a blockchain. A fabricante de discos rígidos Seagate está usando a tecnologia para capturar e impedir falsificadores, e a Metlife agora pode pagar reivindicações instantaneamente às futuras mães que testam positivo para diabetes gestacional.

15 gigantes que usam Blockchain

Um estudo recente identificou mais de 100 grandes empresas que exploram ativamente o blockchain por meio de consórcios do setor e outros projetos proprietários. Dentre as 100 empresas vamos trazer nesse artigo 15 delas – com receita ou avaliações mínimas de US $ 1 bilhão e operando nos EUA – que atualmente lideram o caminho na aceitação e divulgação da blockchain.

Da eliminação da papelada ao monitoramento dos hambúrgueres e da aceleração dos pagamentos seguros, o software descentralizado está sendo bem-vindo no mundo executivo.

A lista abaixo está em ordem alfabética e identifica a plataforma de contabilidade distribuída que cada empresa está usando.

Amazon

Seattle

O Amazon Web Services oferece ferramentas de blockchain para ajudar as empresas que desejam usar a tecnologia de contabilidade distribuída, mas não querem desenvolvê-las. É uma maneira inteligente de manter seu domínio na computação em nuvem, a linha de negócios mais lucrativa da Amazon, com um lucro operacional em 2018 de US $ 7,3 bilhões. Os clientes em nuvem que usam suas ferramentas incluem o Change Healthcare, que ajuda a gerenciar pagamentos entre hospitais, seguradoras e pacientes; Seguro de vida de guardião; Fornecedor de software de RH Workday; e DTCC da câmara de valores mobiliários.

  • Plataformas Blockchain: Hyperledger Fabric, Ethereum (mais tarde em 2019)
  • Líder principal: Rahul Pathak, gerente geral do Amazon Managed Blockchain na AWS

Coinbase

São Francisco

Com mais de 20 milhões de usuários e uma avaliação de US $ 8 bilhões, a Coinbase é a exchange de criptomoedas dominante nos EUA. Oferece custódia, serviços de carteira e plataformas comerciais e institucionais. O chip azul entre as primeiras empresas financeiras de criptomoedas está prestes a se tornar ainda mais dominante quando o uso institucional do blockchain cresce.

  • Plataformas Blockchain: Bitcoin, Ethereum, XRP, Lumen
  • Líder-chave: Brian Armstrong, CEO; suas participações na Coinbase fazem dele um bilionário

Facebook

Menlo Park, CA

Em janeiro de 2018, o CEO Mark Zuckerberg divulgou em seu comunicado anual que a gigante das mídias sociais estava estudando o potencial da criptomoeda. Em maio daquele ano, ele mudou o ex-presidente do PayPal e membro do conselho da Coinbase, David Marcus, de seu cargo de vice-presidente de mensagens para chefiar uma equipe secreta que explora o blockchain e seus aplicativos. Em fevereiro passado, Zuckerberg disse ao professor de direito de Harvard Jonathan Zittrain que estava interessado em permitir que os usuários acessassem sites com identidades baseadas em blockchain em vez do Facebook Connect – uma mudança que poderia ter grandes implicações na maneira como o Facebook monetiza as informações de seus usuários.

  • Blockchain platform: Desconhecido
  • Líder-chave: David Marcus, líder de blockchain

Google

Mountain View, Califórnia

A gigante de buscas fez vários investimentos em blockchain, incluindo a Veem, uma startup de pagamentos que permite que as empresas enviem e recebam instantaneamente pagamentos em diferentes moedas, usando o bitcoin como holding intermediário. Enquanto isso, criou um conjunto de ferramentas que facilitam a pesquisa (e a análise) de transações de criptomoeda – em outras palavras, para blockchains públicos do Google.

  • Plataformas Blockchain: Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash, Ethereum Classic, Litecoin, Zcash, Dogecoin, Dash
  • Líder-chave: Allen Day, defensor da ciência

IBM

Armonk, NY

O primeiro defensor da Blockchain está trabalhando para comercializar a tecnologia por meio de sua versão corporativa do Hyperledger Fabric, chamada IBM Blockchain. Outros lançamentos da IBM incluem a World Wire, uma plataforma de câmbio que procura substituir a plataforma de mensagens interbancárias Swift, e o TradeLens, um serviço de cadeia de suprimentos de remessa desenvolvido em conjunto com a gigante Maersk. A IBM já registrou mais de 100 patentes de blockchain. Com seu blockchain proprietário conectando empresas em pelo menos 85 redes, a IBM é uma clara empresa vencedora.

  • Plataformas Blockchain: IBM Blockchain, Stellar, Hyperledger Burrow, Sovrin
  • Líder principal: Bridget van Kralingen, vice-presidente sênior, plataformas globais da indústria e blockchain

Intel

Santa Clara, CA

Como a IBM, a Intel é uma das maiores forças corporativas que introduzem a blockchain no mercado corporativo. Sua plataforma de código aberto Hyperledger Sawtooth permite que as empresas construam suas próprias blockchains. Os usuários incluem Cargill, T-Mobile e a Bolsa de Valores de Tel Aviv. Ainda assim, a IBM está muito à frente.

  • Plataformas Blockchain: Corda, Ethereum, Hyperledger Fabric, Hyperledger Sawtooth
  • Líder-chave: Michael Reed, diretor, programa de blockchain

Mastercard

Purchase, NY

O gigante de cartão de crédito solicitou 80 patentes relacionadas a blockchain. Dezesseis foram concedidos, incluindo um para vincular criptomoedas a contas bancárias tradicionais e outro para aumentar a privacidade de blockchains. A Mastercard raramente comenta suas ambições de blockchain, mas recentemente anunciou que está trabalhando com a Amazon e a Accenture para construir cadeias de suprimentos mais transparentes, onde, por exemplo, alguém que compra um par de jeans pode ver onde eles foram fabricados e dar dicas ao criador através dos trilhos de pagamento da Mastercard. Mais significativamente, se a Mastercard puder vincular sua enorme rede de pagamentos de alta velocidade a pagamentos baseados em blockchain, poderá abrir um novo fluxo de receita e resolver um problema que afeta a maior parte da tecnologia blockchain: o tempo de processamento ainda é lento.

  • Plataforma Blockchain: sua própria plataforma, construída do zero.
  • Líder-chave: Ken Moore, vice-presidente executivo e diretor do Mastercard Labs

Microsoft

Redmond, WA

No ano passado, a unidade de nuvem Azure da Microsoft lançou o Azure Blockchain Workbench, uma ferramenta para o desenvolvimento de aplicativos blockchain. Muitos modelos estão disponíveis gratuitamente, mas se uma organização cria ou executa um aplicativo ou rede no Azure, a Microsoft cobra pelos serviços de nuvem subjacentes. Os clientes do Blockchain Workbench incluem Insurwave, Webjet, Xbox, Bühler, Interswitch, 3M e Nasdaq.

  • Plataformas Blockchain: Ethereum, Paridade, Quorum, Corda, Hyperledger Fabric
  • Líder principal: Mark Russinovich, CTO do Microsoft Azure

Nestle

Vevey, Suíça

Nos últimos dois anos, a gigante de bens de consumo de US $ 92 bilhões (vendas) testou a tecnologia blockchain em mais de dez projetos. O mais promissor é com o IBM Food Trust, onde ele usa blockchain para rastrear a proveniência de ingredientes alimentares em um punhado de produtos, incluindo alimentos para bebês. Espera-se que esse serviço esteja disponível na Europa ainda este ano. As doenças transmitidas por alimentos custam US $ 55 bilhões por ano e podem prejudicar uma marca. O rastreamento de alimentos da Blockchain pode reduzir esse custo e ser um ponto de venda para as marcas que participam.

  • Plataforma Blockchain: IBM Blockchain
  • Líder-chave: Benjamin Dubois, gerente de transformação digital

Ripple

São Francisco

Esta startup visa interromper o Swift, o sistema de mensagens que os bancos do mundo usam para transferir cerca de US $ 6 trilhões por dia, com a RippleNet, com o objetivo de ser mais barato, mais rápido e mais transparente. Embora já tenha 200 clientes por seu serviço, a Ripple financia operações (incluindo 300 funcionários) vendendo cerca de US $ 100 milhões por trimestre de sua própria criptomoeda, XRP. (O valor total de mercado do XRP agora é de US $ 13 bilhões, abaixo dos US $ 146,5 bilhões de todos os tempos em 2018.) Os clientes da RippleNet incluem grandes nomes como Santander, American Express e PNC.

  • Plataforma Blockchain: XRP Ledger
  • Líder-chave: Brad Garlinghouse, CEO

Samsung

Seul

A Samsung SDS está usando sua plataforma blockchain Nexledger para revisar como sua subsidiária de fabricação de baterias gerencia contratos e a execução desses contratos. Para os consumidores coreanos, ele desenvolveu um aplicativo para smartphone que usa o blockchain para verificar a identidade do proprietário do telefone em 15 bancos do país. Isso elimina a inconveniência do sistema de verificação de identidade de 20 anos da Coréia, que pode exigir um processo de inscrição tedioso para cada banco.

  • Plataformas Blockchain: Nexledger, Ethereum
  • Líder-chave: Jeanie Hong, vice-presidente sênior e chefe do Blockchain Center

Santander

Madrid

O banco espanhol ganhou as manchetes no ano passado quando permitiu que seus investidores votassem em sua reunião anual via blockchain. Há um ano, o Santander lançou o aplicativo móvel One Pay FX, um serviço de câmbio usando a RippleNet, que permite que indivíduos transfiram dinheiro para outras pessoas em um país estrangeiro em menos de um dia.

  • Plataformas Blockchain: RippleNet, Hyperledger Fabric
  • Líder-chave: Maria da Conceição de Monteverde, diretora do Centro de Excelência Blockchain

Siemens

Munique

Em Park Slope, Brooklyn, alguns moradores com painéis solares da Siemens tinham mais energia do que podiam usar em dias ensolarados. O projeto Brooklyn Microgrid, executado em uma blockchain privada, permite que aqueles com excesso de energia vendam energia a seus vizinhos. A gigante alemã está gigante nesse jogo, com US $ 28 bilhões por ano em receitas provenientes de turbinas de energia e aplicativos que gerenciam redes inteligentes. A tecnologia de grade vem descentralizando e democratizando a geração de energia; blockchain pode acelerar esse processo.

  • Plataformas Blockchain: Ethereum, Hyperledger Fabric, Corda
  • Líder principal: Bernd Rosauer, chefe de pesquisa, Plataformas de TI do campo tecnológico

 Visa

São Francisco

A rede de cartões de crédito registrou 50 patentes de blockchain, desde um sistema de liquidação de pagamentos em tempo real até tecnologia relacionada ao comércio de criptomoedas. Este ano, a Visa está lançando o B2B Connect, que usa blockchain para ajudar bancos de todo o mundo a processar pagamentos transfronteiriços entre empresas. Com US $ 18 trilhões em tais pagamentos B2B sendo feitos por ano, ganhar até uma pequena parte desse negócio seria uma boa adição ao domínio de pagamento dos consumidores da Visa.

  • Plataforma Blockchain: Hyperledger Fabric.
  • Líder-chave: Kevin Phalen, chefe global de soluções de negócios

Walmart

Bentonville, AR

O maior varejista do mundo (por vendas) registrou pelo menos 50 patentes de blockchain (para tudo, desde rastreamento de remessas a operação de drones) e deseja usar o blockchain para identificar rapidamente o culpado em futuras ameaças de segurança alimentar. Em 2016, fez uma parceria com a Big Blue para criar o IBM Food Trust, agora sendo testado por mais de 120 empresas. Até o momento, o Walmart rastreou centenas de SKUs, incluindo folhas verdes frescas, morangos, iogurte e frango, com milhões de registros enviados para o blockchain. Em setembro de 2019, anunciou que começaria a exigir que todos os seus fornecedores de alface e espinafre registrassem seus envios na blockchain.

  • Plataforma Blockchain: Tecido Hyperledger
  • Líder-chave: Tejas Bhatt, diretor sênior de Inovações em Segurança Alimentar

Blockchain mudando de rumo

Ironicamente, a versão do futuro da blockchain que essas empresas estão construindo é, em grande parte, muito diferente do que os fundadores e os primeiros adotantes da blockchain haviam previsto. Enquanto muitos idealistas de criptomoedas fantasiam sobre uma rede pública global de indivíduos conectados direta e democraticamente, sem intermediários, essas empresas – muitas das quais são intermediárias – estão construindo redes privadas que usarão para lucrar com o gerenciamento centralizado.

Imagem de mmi9 por Pixabay

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.