Novo método para rede elétrica reduz custos e aumenta a eficiência

A pesquisa desse novo método foi liderada pela Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura

O uso de rede elétrica está aumentando em todo o mundo e, com isso, alguns obstáculos precisam ser superados. As redes de energia em rápido desenvolvimento que usamos hoje trabalham continuamente para aproveitar o máximo possível de energia solar, hidrelétrica, eólica, entre outros métodos.

Essa tendência deve aumentar a cada ano, o que significa que mais e mais redes de energia serão necessárias.

No entanto, as tecnologias de geração de energia renovável são variáveis e nem sempre totalmente disponíveis. Uma equipe de pesquisadores internacionais liderada pela Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura se uniu para encontrar uma solução.

Recursos incontroláveis

A energia renovável funciona a partir de recursos incontroláveis que flutuam. As opções clássicas de fluxo otimizado de energia (OFP) em vigor às vezes oferecem políticas ineficientes de geração de energia, que levam a sobrecargas na linha e quedas de energia em massa.

Os OFPs atuais são calculados com base em previsões muito simples de expectativas e níveis de geração para um período de tempo específico. Embora essas previsões possam ser bastante precisas para as redes de energia tradicionais, elas são imprevisíveis quando se trata de geradores renováveis.

Independentemente dos grandes investimentos no setor, as quedas de energia devido à geração incerta de energia renovável ocorrem regularmente. Isso mostra que é necessária uma nova abordagem, uma vez que a estratégia atual baseada apenas em melhorias tecnológicas das linhas de transmissão não é mais suficiente.

O que a equipe descobriu?

É aqui que entra uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura (SUTD), do Politecnico Di Torino na Itália e da Universidade Estadual da Pensilvânia nos EUA para desenvolver um novo método para rede elétrica.

Os pesquisadores propuseram uma nova estratégia probabilística de despacho para essas redes de energia modernas que reduz os custos de geração, mas também garante que as restrições na rede de energia sejam seguras. Este método evita sobrecargas ou falta de energia.

eletric

“Uma das vantagens da abordagem probabilística adotada nesta pesquisa é evitar o conservadorismo associado aos métodos existentes. Em vez de exigir que as restrições da rede sejam atendidas para todos os possíveis valores de incerteza, forçamos os limites e permitimos um pequeno bem-estar”, explicou o autor Dr. Mohammadreza Chamanbaz, pesquisador sênior do SUTD.

Imagem de luctheo por Pixabay

Fonte: InterestingEngineering

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.