O que é Waves?

O que é a Waves?

A Waves é uma plataforma blockchain descentralizada projetada para ajudar nas operações de tokens personalizados. A aplicação desses tokens é executada no blockchain Waves por meio de operadores de gateway.

A Exchange descentralizada (DEX) facilita o financiamento coletivo, a captação de recursos e até a negociação de instrumentos financeiros em redes blockchain. Os clientes leves oferecem aos usuários um processo de instalação fácil e direto, resultando em uma curva de aprendizado simples, especialmente para os usuários finais.

A Waves opera como uma blockchain de Prova de Participação (POS) e a criptomoeda digital que alimenta essa blockchain. Ele permite que os usuários criem tokens personalizados.

Isso implica que você pode realmente lançar sua própria criptomoeda. Também possibilita o lançamento de ICOs que podem ajudar a angariar fundos para o seu projeto em todo o mundo rapidamente.

https://youtu.be/0Np-58p3OZQ

Qual é o problema que a Waves resolve?

Quando o Bitcoin entrou no mercado, ele introduziu e demonstrou como a tecnologia blockchain pode ser aplicada no envio de valor. O Ethereum construído sobre os sucessos do Bitcoin tornou-se notável como a plataforma em que as startups de blockchain poderiam emitir ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas) para arrecadar fundos para suas startups. Embora isso facilite as coisas, especialmente através do design e uso de contratos inteligentes, ainda existem alguns problemas que precisavam ser corrigidos.

O principal problema com a maioria das tecnologias blockchain é que os nós espalhados por todo o mundo provocaram problemas relacionados à sincronização, incluindo o seguinte;

  • Baixa velocidade de transação.
  • Altos custos de transação.
  • Escalabilidade ruim.
  • Centralização do comércio de criptomoedas.

Como a Waves resolve o problema?

Os quatro problemas descritos são sérios obstáculos à adoção, uso e avanço das tecnologias blockchain. Aqui estão os principais métodos usados ​​pelo Waves para resolver os problemas.

1) A prova de participação alugada (LPOS)

O protocolo de consenso aplicado no sistema Waves é a Prova de Estaca (POS). A principal razão pela qual a Waves optou pelo POS é a eficácia alcançada no NXT. No entanto, o modelo de consenso foi ajustado aprimorando-o para LPoS (Leasing Proof of Stake) para ajudar a reduzir o tempo de transação e aumentar o rendimento.

Em um modelo de consenso de PoS padrão, todos os nós com equilíbrio em uma rede blockchain têm chance de produzir um bloco. A probabilidade de ser selecionado é proporcional ao saldo que um nó mantém. No entanto, um modelo PoS geral acarreta o risco de tokens em uma rede serem dominados por nós com muito interesse.

Ao introduzir a noção de leasing na Waves, isso implica que mesmo os nós com uma pequena participação ainda podem participar da construção de consenso, alugando-o aos nós completos. Quando o nó completo adiciona um bloco e é recompensado, os benefícios são divididos em todos os nós contribuintes, com base em sua participação.

A mudança para o protocolo Waves-NG baseado no Bitcoin-NG ajudou a aumentar as transações do Waves para cerca de 6000 por segundo. Embora isso ainda esteja muito abaixo dos líderes da indústria, como a Visa, que pode atingir 30.000 t / s, ela posiciona a Waves bem à frente de outras, incluindo Ethereum, Bitcoin, Bitshares e Ripple.

2) Lightweight clients (Clientes leves)

Quando você analisa mais de perto as abordagens de criptomoeda padrão, os nós são necessários para armazenar cópias completas do histórico de transações. É a linha de base da ideologia da descentralização. O problema com este modelo é sua grande limitação, porque nem todos os nós são capazes de armazenar cópias inteiras do histórico da blockchain. O impacto é que o dimensionamento se torna um problema sério. A Waves soluciona o problema usando um modelo simplificado de verificação de pagamento, conhecido como nós / cliente leves .

Quando você se torna um nó leve, não há necessidade de baixar todo o blockchain. No entanto, esses nós contam com nós completos para interação de rede e verificação de pagamento. Essa abordagem é baseada no cliente SuperNET que foi empregado com sucesso em outra blockchain chamada NXT.

Os nós leves são realizados como plug-ins de navegador escritos em JavaScript para ajudá-los a interagir com os nós completos projetados no Scorex. Quando você instala o plug-in a partir de um navegador, obtém uma carteira Waves totalmente desenvolvida com blockchain.

A interface da carteira se assemelha às interfaces de usuário convencionais de Internet banking. Ele integrou moedas nacionais para permitir que os usuários transfiram valor nativo em fiats. Observe que as transferências de moedas fiduciárias no sistema Waves são feitas apenas através de fornecedores confiáveis.

Nesse ponto, é importante entender que o leasing não significa transferir o saldo de um nó. Os nós leves ainda podem realizar outras operações, como enviar valor.

Além disso, os nós leves podem escolher os nós completos preferidos. Ao reduzir o número de nós completos, o Waves pode diminuir o tempo de confirmação da transação, aprimorar o rendimento operacional e diminuir a latência geral.

3) Exchange descentralizada

Resolver os problemas de escalabilidade, velocidade e custo foi apenas o começo. À medida que mais criptomoedas continuavam chegando ao mercado, a ideia de descentralização foi abalada com um gargalo sério; Exchanges centralizadas .

A maioria das Exchanges exige que os usuários adicionem muitas informações pessoais durante a verificação. Isso implica que, de uma maneira ou de outra, os detalhes coletados nas exchanges podem ser usados ​​para expor os usuários. Além disso, as exchanges cobram dos usuários com base nos volumes transacionados, o que aumenta os custos gerais de transação com uma margem muito grande. Em algumas exchanges, os usuários são cobrados por depósitos, negociações e saques. A Waves resolve o problema com o DEX (Exchanges descentralizadas).

Uma Exchange descentralizada é projetada para avançar a ideia original de uma blockchain totalmente descentralizada. A DEX da Waves foi desenvolvido para ajudar os usuários a fazer transações diretamente de suas carteiras.

Isso implica que não há Exchanges centralizadas ou entidades intermediárias necessárias ao negociar criptomoedas.

Como você não precisa se inscrever em uma conta de negociação, nenhum dado pessoal é coletado por terceiros da maneira que acontece nas exchanges centralizadas. A única coisa que você precisa é de uma carteira de criptomoeda.
Não há necessidade de enviar criptoativos para um pool centralizado. Isso reduz o risco de ser atacado e as criptomoedas desviadas.
O tempo da transação é mais rápido porque as transações são concluídas em uma base P2P (peer to peer).
O custo total das transações também é mais baixo porque as exchanges de terceiros e com fins lucrativos já foram superadas.

Acesse aqui:
– O whitepaper da Waves
– O site oficial da Waves.

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.