Relatório do G7 alerta sobre perigos das stablecoins
G7 diz que stablecoins são uma ameaça à integridade do mercado
Um relatório publicado na quinta-feira por um grupo de trabalho do G7 alertou contra a criação de moedas digitais criadas em particular até que os reguladores entendessem o assunto.
O grupo de representantes das principais economias ocidentais e do Japão, liderado pelo membro do conselho do Banco Central Europeu, Benoit Coeuré, disse que existem vários “desafios e riscos legais, regulatórios e de supervisão relacionados” associados às chamadas “stablecoins” – moedas digitais atreladas para estabelecer valores. Entre as principais ameaças listadas estavam a integridade do mercado, a privacidade dos dados e o financiamento do terrorismo.
Para as stablecoins que buscam acesso aos mercados globais, o G7 expressou preocupação com a política monetária, estabilidade financeira, sistema monetário internacional e concorrência leal.
“Em alguns modelos, agentes como formadores de mercado designados podem ter poder de mercado significativo e capacidade de determinar preços de stablecoin, com potencial para abuso de mercado”, diz o relatório.
O relatório também menciona que surgem riscos adicionais para as stablecoins vinculadas a uma cesta de ativos, cuja composição os emissores podem mudar a qualquer momento. De fato, foi exatamente isso que o CEO da Anchorage, Diogo Monica, membro da Libra Association, a iniciativa de stablecoin do Facebook que atrai grandes empresas de todo o mundo, descartou como não digno de comentar em uma entrevista recente.
O relatório é outro golpe para a Libra Association, da qual vários membros abandonaram recentemente. Apesar da afirmação de Libra de que seria lançado com 100 membros, como planejado originalmente, algumas de suas maiores organizações parceiras, incluindo PayPal, Visa, eBay e Mastercard, abandonaram o projeto.
“O G7 acredita que nenhum projeto global de stablecoin deve entrar em operação até que os desafios e riscos legais, regulatórios e de supervisão descritos acima sejam adequadamente abordados”, lê o relatório.
Fonte: Decrypt
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.