Uber pronto para entrar no mercado financeiro

A Uber entrou no setor de serviços financeiros com a Uber Money

Os titãs da tecnologia estão entrando no setor de serviços financeiros. O Facebook ganhou recentemente as manchetes com seus esforços para remodelar as finanças globais por meio da Libra. No entanto, o projeto perdeu força depois que os parceiros corporativos se curvaram à pressão política. Agora, o Uber (NYSE: UBER) revela seus planos para lançar o Uber Money.

Na superfície, parece que a empresa de compartilhamento de viagens quer ajudar seus motoristas sem dinheiro a acessar instantaneamente seus ganhos. O serviço fornecerá a seus mais de quatro milhões de motoristas e entregadores uma conta bancária móvel que lhes permite receber o pagamento após cada viagem. O serviço virá na forma de uma carteira digital e cartões de débito e crédito aprimorados.

Com o Uber Money, motoristas e entregadores não precisarão mais esperar pagamentos semanais ou usar o Instant Pay para acessar seus ganhos. Além disso, os usuários do Uber Wallet poderão monitorar seus ganhos e despesas, além de gerenciar e transferir seu dinheiro, se assim o desejarem.

Uber Money

Embora tudo isso pareça bom, uma empresa que perdeu mais de 20% de seu valor após a oferta pública inicial não está expandindo seus serviços a partir da bondade de seu coração. Este é um movimento astuto dos negócios para exercer mais controle sobre entregadores e motoristas.

Uber planeja fidelizar milhões de usuários

Embora as ações da Uber tenham caído, uma coisa que está dando certo para a empresa é sua crescente base de usuários. Este ano, a empresa de transporte atingiu a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais. Com a concorrência na arena de compartilhamento de viagens ficando cada vez mais rígida com participantes como a Lyft, a empresa prefere manter e aumentar esses números. Uma das melhores maneiras de fazer isso é controlar o dinheiro.

A empresa de tecnologia está relançando o Uber Credit Card em parceria com o Barclays. Os titulares do cartão têm o privilégio de um desconto de 5%. Isso ocorre na forma de Uber Cash quando as pessoas usam o cartão de crédito para pagar pelos serviços da empresa. Isso inclui Uber Rides, Uber Eats e bicicletas JUMP.

Com muitas pessoas usando cartões de crédito para pagar pelos serviços da empresa, esses benefícios podem atrair mais usuários para obter um cartão de crédito Uber para economizar dinheiro e aproveitar as recompensas.

Uber vai apertar seu controle sobre os motoristas

A Uber sabe que seu sucesso depende em grande parte do desempenho de seus motoristas. Não importa quantos usuários ativos ela tenha se os motoristas forem embora em massa. De acordo com um estudo, a empresa de compartilhamento de viagens tem uma taxa de retenção notoriamente baixa, com apenas 4% dos motoristas permanecendo no emprego por um ano. Ao controlar o dinheiro, a empresa espera exercer mais poder sobre seus motoristas.

O cheque especial sem custo de US $ 100 provavelmente levará muitos motoristas a uma espiral de dívida. Esse é especialmente o caso em países onde US $ 100 podem pagar por emergências médicas, problemas com carros, propinas e algumas semanas de suprimento de alimentos. Certamente, a dívida de US $ 100 é melhor do que os empréstimos do dia de pagamento, mas provavelmente impedirá os motoristas de procurar oportunidades em outros lugares. Isso é se eles estão focados em pagar de volta o Uber.

Além disso, o recurso de depósito por viagem pode dar aos motoristas uma falsa sensação de progresso. Com os salários constantemente flutuando, é muito provável que os motoristas utilizem suas contas de poupança para pagar suas contas.

Esta é apenas a ponta do iceberg para os motoristas do Uber. Esperamos que a empresa expanda continuamente seus serviços financeiros em um esforço para atrair clientes e motoristas.

Fonte: CCN

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.