Aniversário de 50 anos da Internet… E aqui está a “certidão de nascimento” dela

O nascimento da Internet

Cinquenta anos atrás, em 29 de outubro de 1969, nascia a Internet. Foi um começo humilde – um único login de um terminal de computador na UCLA em Los Angeles para o Stanford Research Institute (SRI) na Bay Area. Mas foi um pequeno passo de bebê que acabaria por catapultar o mundo para a era da informação.

Surpreendentemente, na verdade, temos um pedaço de papel que documenta esse momento importante da Internet, chamado Arpanet pela primeira vez, porque era um projeto financiado pelo ARPA. Hoje você provavelmente conhece melhor o ARPA com o nome DARPA, a agência governamental que trabalha com tecnologia de ponta, como robôs de combate na guerra e implantes cerebrais.

Os operadores de terminais de computadores que estavam trabalhando na UCLA em 1969 mantinham um diário detalhado de tudo o que estava acontecendo ao estabelecer sua rede. E em um caderno de anotações em “29 de outubro de 69”, podemos ver uma notação particularmente importante às 22:30: “Conversei com o SRI, host para host”.

Essa folha de papel, que atualmente está nos arquivos da UCLA, é mais ou menos a certidão de nascimento da Internet – um registro escrito daquele momento em que os dois computadores host da UCLA e do SRI começaram a se comunicar.

certidãocompleta

O repórter Matt Novak, do site Gizmodo, conversou com o historiador da computação Bradley Fidler, do Stevens Institute,  sobre a importância desse registro.

Quando perguntado sobre o que torna esse documento tão especial. Dr. Fidler disse:

“Se você disser às pessoas o que realmente é, elas não acharão especial. Ele documenta, com precisão, o primeiro login remoto entre dois computadores, de uso geral da rede de computadores que eram em grande parte comutadas por pacotes. O software de rede que dava às máquinas uma maneira de falar entre si por meio dos comutadores de pacotes não estava concluído; portanto, eles não estavam usando uma rede completa em nenhum momento.

Mas o documento é especial porque documenta o primeiro teste bem-sucedido do principal objetivo da Arpanet.”

Fonte: Gizmodo

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.