Whitepaper do Bitcoin chega ao décimo primeiro aniversário com taxa de transação de US $ 1 bilhão
Décimo primeiro aniversário do whitepaper de bitcoin
Hoje marca o décimo primeiro aniversário do whitepaper de bitcoin escrito por uma pessoa ou entidade misteriosa chamada Satoshi Nakamoto. O documento inovador intitulado “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System” foi publicado onze anos atrás, em 31 de outubro de 2008. A identidade de Satoshi Nakamoto ainda é desconhecida até agora, mas seu legado (ou o) deles continua vivo.
O Bitcoin teve seus altos e baixos nos últimos onze anos. Seu preço subiu para quase US $ 20.000 durante a euforia da criptomoeda em dezembro de 2017 e caiu várias vezes. Foi apontado como ‘ouro digital’ e o inevitável futuro do dinheiro e também foi referido como uma bolha que surgirá e desaparecerá da face da terra. E embora o bitcoin não seja perfeito (ainda não é tão eficiente como meio de pagamento), deu origem à indústria de criptomoedas de mais de US $ 240 bilhões e onze anos depois, o rei das criptomoedas ainda permanece forte.
Curiosamente, a receita de taxas na rede bitcoin ultrapassou a marca de US $ 1 bilhão logo antes do whitepaper de bitcoin completar onze anos.
Receita cumulativa da taxa de Bitcoin ultrapassa US $ 1 bilhão
Por Yassine Elmandjra, analista da empresa de consultoria ARK Invest, focada em criptomoedas, a receita de taxas da rede Bitcoin chegou a US $ 1 bilhão. Em outras palavras, a taxa de transação paga aos mineradores pelas transações na rede ultrapassou a marca de US $ 1 bilhão.
“É oficial. A rede Bitcoin ultrapassou 1 bilhão de dólares em receita cumulativa de taxas ”, disse Elmandjra.
De acordo com dados da Coin Metrics, aproximadamente 204808.3479 bitcoin foram pagos aos mineradores como taxas de transação desde o início do bitcoin. Isso representa mais de US $ 1,85 bilhão ao preço atual do bitcoin.
Este ano, o preço do bitcoin foi mais alto em comparação com a maioria dos anos anteriores, mas as taxas de transação da rede foram notavelmente baixas. Por exemplo, duas transações pagaram uma taxa incrivelmente baixa de US $ 170 para movimentar o BTC no valor de US $ 2 bilhões.
No entanto, o Bitcoin falha como moeda
Apesar desse feito notável, o bitcoin falhou até certo ponto como moeda.
O Bitcoin tem um suprimento limitado de 21 milhões. Portanto, a escassez é uma das razões pelas quais conseguiu atingir novos patamares em apenas uma década. E, com o halving no próximo ano, está prestes a se tornar ainda mais escassa e, portanto, mais valiosa.
No entanto, o sonho de usar o bitcoin como meio de pagamento ainda não foi totalmente realizado. No entanto, para que a moeda descentralizada alcance a adoção em massa, o uso como meio de pagamento é essencial. Impressionante, grandes empresas como Microsoft, AT&T, Wikipedia e Overstock já aceitam pagamentos com bitcoin, mas não é suficiente para tornar o bitcoin “funcional como moeda”, como observou o CEO do Twitter, Jack Dorsey.
Presumivelmente, o raciocínio de Dorsey ao dizer isso é que a velocidade de transação do bitcoin, que é de cerca de sete transações por segundo, não é nada comparada com, por exemplo, a Visa, que pode processar até 45.000 transações por segundo.
Por mais decepcionante que isso possa parecer, há uma esperança renovada em possíveis soluções para garantir mais uso do bitcoin como sistema de pagamento. Na primeira metade de 2020, a Bakkt planeja lançar um aplicativo de consumidor que permitirá que os usuários gastem seu bitcoin no café Starbucks. No entanto, é um paradoxo curioso que, com a escassez de bitcoin, portanto, seu alto preço, os consumidores da moeda não estejam dispostos a gastá-la em pagamentos.
- Veja também: O que causou o rally do Bitcoin de 42%?
Fonte: Zycrypto
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.