XRP é 10 vezes mais seguro que a Fiat para pagamentos internacionais
Os pagamentos por XRP são feitos tão rapidamente que o risco cambial é insignificante
Os matemáticos da Ripple analisaram os números e conduziram um estudo que conclui que o XRP é 10 vezes mais seguro para fazer pagamentos internacionais do que as moedas fiat – ou, como explica o Team Ripple, um décimo da volatilidade da moeda para transações transfronteiriças.
O diretor de Mercados Institucionais Globais da Ripple, Breanne Madigan, foi ao Twitter na quinta-feira para destacar essa “crítica infundada” que os ativos digitais têm recebido ultimamente em relação à sua volatilidade.
Comparando a volatilidade do XRP com os pagamentos transfronteiriços tradicionais
SWIFT é o padrão internacional atual para pagamentos transfronteiriços. Também é uma instituição de 46 anos e é arcaica por padrões tecnológicos.
As transferências bancárias internacionais que passam pelo SWIFT levam entre 1 a 14 dias para serem liberadas. O estudo da Ripple, em particular, compara uma transferência bancária típica entre dólares americanos e pesos mexicanos (USDMXN).
Em seguida, ele compara isso usando o XRP como intermediário:
Como uma transação média leva de 5 a 7 segundos para ser concluída e é improvável que a SWIFT melhore seu processo a qualquer momento neste século, nenhum desses pontos é um problema. O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, destacou essa questão em uma entrevista que ele deu no início de outubro.
“Se você multiplica 270.000 segundos [pouco mais de 3 dias] em um ativo de baixa volatilidade e o compara a 3 ou 4 segundos em um ativo altamente volátil como o XRP, acontece que você está assumindo menos riscos de volatilidade com uma transação XRP do que você estão com fiat.”
- Ouça nosso podcast: Giro Cripto #07 – Alta de 42% no Bitcoin, China investindo pesado em blockchain e líder da Unick preso
A volatilidade é basicamente insignificante
O perfil de volatilidade do XRP é interessante. É incomum porque, em termos de preço de criptomoeda, é geralmente bastante estável. No entanto, qualquer pessoa que tenha se envolvido com criptomoedas nos últimos dois anos também dirá que há períodos de volatilidade louca:
E esse, é claro, é o objetivo do estudo. Se você fosse forçado a manter o XRP por algumas horas enquanto faz uma troca, o valor do seu capital poderia mudar significativamente. Às vezes, até 30%.
Isso é completamente inviável para alguém que simplesmente quer trocar seus dólares por pesos. Mas, como o estudo conclui, o maior patrimônio do XRP é sua velocidade:
“Por fim, a velocidade de uma transação XRP significa que os parceiros de transação entram e saem do ativo digital tão rápido que não é necessário fazer hedge. O risco resultante é muito menor com um ativo digital. ”
Não é de admirar que Garlinghouse insista que o XRP supera o bitcoin no departamento de pagamentos.
Fonte: CCN
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.