Banco Central da Rússia diz que proibirá uso de criptomoedas
O Banco da Rússia apoia uma possível proibição de pagamentos em criptomoedas
Quando perguntado pela agência de notícias estatal da Rússia, o Banco Central opinou que “as criptomoedas privadas não podem ser equiparadas a dinheiro fiduciário e não podem ter curso legal”.
“Se for decidido proibir as criptomoedas como meio de pagamento no nível legislativo, consideramos apropriado apoiar essa posição”, disse a autoridade bancária.
Foi relatado que a legislação que esclarece o status legal das criptomoedas, incluindo mineração e vendas de tokens, passava pela Duma do Estado até o final da última sessão de verão, mas sofreu atrasos. No entanto, duas das três contas planejadas foram aprovadas em 2018, uma referente aos direitos digitais e a outra referente ao financiamento coletivo, diz a RIA.
- Ouça nosso podcast: Giro Cripto #11 – Fake news na Binance, recuperação judicial no GBB e viagens com criptomoedas
O Banco da Rússia justificou seu apoio a uma possível proibição, dizendo:
“Continuamos acreditando que as criptomoedas acarretam riscos significativos, inclusive no campo de lavagem de recursos provenientes de crimes e financiamento de terrorismo, bem como na realização de transações de câmbio devido a flutuações acentuadas nas taxas de câmbio.”
Recentemente, o presidente da instituição, Elvira Nabiullina, disse que, após uma pesquisa, o banco não vê fortes razões para lançar uma criptomoeda nacional que substituirá os riscos potenciais.
Nabiullina também alertou sobre os riscos do investimento em criptomoedas, comparado com o jogo em um cassino, segundo a RIA. Em outubro, ela disse:
” Existe uma sabedoria mundana de que o queijo grátis é apenas uma ratoeira: o dinheiro que vem fácil também vai fácil”.
Fonte: Coindesk
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.