Deu ruim? CEO da IDAX desaparece junto com as chaves das cold wallets
Exchange chinesa (IDAX) suspendeu depósitos e saques depois do desaparecimento de seu CEO
Nos últimos dias a China vem aumentando a pressão sobre as exchanges de criptomoedas que operam dentro de sua jurisdição. A decisão das autoridades agora, no entanto, parece justificada, visto o momento em que a IDAX suspende os depósitos e retiradas depois que seu CEO supostamente desapareceu.
Em um post oficial do blog em 29 de novembro, a IDAX disse que o paradeiro de Lei Guorong é atualmente desconhecido. A exchange alertou no início da semana que estava vendo uma corrida nos saques.
De acordo com o post do blog:
“Desde que fizemos o anúncio em 24 de novembro, o CEO da IDAX Global desapareceu por causa desconhecida e as equipes da IDAX Global ficaram fora de contato com o CEO da IDAX Global.”
https://twitter.com/lawmaster/status/1200301890652688384?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1200301890652688384&ref_url=https%3A%2F%2Fatozmarkets.com%2Fnews%2Fidax-ceo-missing-with-cold-wallet-keys%2F
O comunicado da exchange segue explicando que, de momento, as cold wallets da empresa se encontram bloqueadas como uma precaução de rotina para proteger os fundos dos usuários. A cold wallet é usada para armazenar quase todos os saldos de criptomoedas da IDAX. Assim, as operações ficam restritas após o desaparecimento do CEO da IDAX, o que significa que todos os serviços de depósito/retirada não podem ser prestados.
Segundo a IDAX, o dinheiro dos usuários não se encontra em risco.
Problemas de segurança ou outro golpe no mercado cripto?
De momento ainda não está claro o que poderia acontecer com os fundos na exchange. Entretanto, o histórico negativo do mercado fez com que muitos na comunidade cripto perguntassem onde está o CEO da IDAX. Algumas pessoas até chamam isso de outro “golpe de saída”, dizendo que o CEO supostamente fugiu com as chaves privadas da cold wallet. Outros parecem mais reservados em suas opiniões e estão na verdade comparando-o com o hack do UPbit.
Recentemente a exchange de criptomoedas sul-coreana confirmou que os hackers haviam roubado 342.000 Ethereum. Vale ressaltar que o CEO da empresa que opera a bolsa disse que cobrirá todos os ativos perdidos.
- Ouça nosso podcast: Webitcast #06 – Pirâmides financeiras
Em um desenvolvimento semelhante que ocorreu no início deste ano, Gerald Cotten, CEO da exchange canadense de criptomoedas, QuadrigaCX, faleceu. Ele também levou as chaves privadas da empresa e o valor de US $ 134 milhões em criptomoedas com ele.
Pelo que foi exposto, este parece ser outro caso de CEO fugindo com todo o dinheiro, mas esperemos que não. Até o presente momento a IDAX não se comunicou com a mídia especializada sobre o assunto.
Texto adaptado de: AtozMarkets