Nova patente da Alibaba tornará sua blockchain mais segura e rápida

Alibaba Group tem duas novas patentes nos EUA projetadas para tornar sua rede blockchain mais segura e rápida

Uma patente da Alibaba visa reduzir o tempo para verificar os dados do bloco, enquanto a outra é projetada para ajudar os participantes a definir um período de validade para uma transação em uma rede blockchain.

Ambas as patentes foram aprovadas pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) nesta semana.

As aprovações chegam juntas com a Ant Financial, o braço fintech da Alibaba que anunciou o lançamento de sua Ant Open Blockchain Alliance, um consórcio que visa financiar pequenas e médias empresas em sua plataforma baseada em blockchain.

De acordo com o registro da patente, quando os dados são adicionados a um nó, a nova tecnologia determinará o valor de verificação de atualização do nó usando apenas os dados adicionados recentemente, não todos os dados no bloco.

“O aplicativo aliviará um problema na tecnologia existente, que consumia muito tempo verificando e calculando todos os dados em um bloco”, afirmou o documento.

A outra patente será usada para configurar um período de validade para uma transação, o que significa que os participantes de uma rede blockchain só podem processar a transação durante um determinado período de tempo via relógio físico ou relógio lógico, de acordo com o registro da Alibaba.

Por exemplo, pode ser uma blockchain de consórcio que consiste em um servidor de plataforma de pagamento de terceiros, um servidor de banco doméstico, um servidor de banco estrangeiro e vários dispositivos de nó de usuário que servem como dispositivos membros.

A operadora do blockchain pode estabelecer um período de validade e implantar serviços on-line, como pagamento transfronteiriço e transferência de ativos, segundo o documento.

De acordo com um relatório de novembro da empresa chinesa de análise de blockchain, Block Data, sobre patentes chinesas, a Alibaba é uma das três principais empresas no desenvolvimento de patentes de blockchain, juntamente com a China Telecom e o OneConnect, uma subsidiária de uma das maiores seguradoras da China, Ping An Insurance.

A Alibaba solicitou a maioria das patentes de blockchain em 2018 com 90 tecnologias relacionadas a blockchain, seguidas pela IBM e Bank of America.

Fonte: Coindesk

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.