Peter Schiff explica como perdeu o acesso à sua carteira de Bitcoin

Confusão envolvendo PIN e senha fez Peter Schiff perder de maneira irreversível o acesso à sua carteira de Bitcoin

Na quarta-feira (22 de janeiro), o famoso empresário do ouro, Peter Schiff, finalmente admitiu que perdeu o acesso à sua carteira de Bitcoin porque havia entendido mal como essa carteira funciona. Contudo, nem toda a culpa por esse incidente deve ser apontada para Schiff.

Schiff é o CEO da Euro Pacific Capital, uma corretora/revendedora especializada em mercados estrangeiros e valores mobiliários, além disso ele também é fundador e presidente da SchiffGold, uma revendedora de metais preciosos, talvez por isso sua fama de ser “o cara que vende ouro”.

Ele, de fato é um homem extremamente otimista em relação ao ouro, pessimista com o dólar americano e altamente cético em relação ao Bitcoin.

Em 4 de julho de 2019, Schiff revelou que possuía Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Bitcoin Cash (BCH), e disse que iria HODL seus Bitcoins, não importa o que acontecesse com o preço do BTC.

Entretanto, no domingo passado (19 de janeiro), Schiff foi ao Twitter para expressar sua raiva com o Bitcoin depois de supostamente perder o acesso à carteira cripto que armazena seus Bitcoins:

“Acabei de perder todo o #Bitcoin que já possuía. Minha carteira foi corrompida de alguma forma e minha senha não é mais válida. Então agora meu Bitcoin não é apenas intrinsecamente inútil; também não tem valor de mercado. Eu sabia que possuir Bitcoin era uma péssima ideia, eu nunca percebi que era tão ruim assim!”

Embora Schiff tenha dito na época que o aplicativo de carteira que ele estava usando – que sabemos que era a versão iOS da Blockchain Wallet (feita pela Blockchain.com) – “de alguma forma” ficou “corrompido” e é por isso que sua senha – – que ele tinha certeza de lembrar corretamente – estava sendo rejeitada, a maioria das pessoas no CryptoTwitter parecia acreditar que esse era apenas o caso de um “boomer” que simplesmente esqueceu a senha de sua carteira:

“Tradução: você esqueceu sua senha?

 

 

O mesmo acontece com o seu e-mail se você for irresponsável e esquecer sua senha, Peter 🤷🏽‍♂️”

No entanto, ontem à noite (22 de janeiro), três dias após relatar pela primeira vez a perda de acesso a todas as suas participações em Bitcoin (que em sua maioria lhe foram oferecidas por membros da comunidade cripto no Twitter), Schiff admitiu que essa situação não se devia a uma carteira corrompida, mas ao fato de ele estar confuso sobre os conceitos de PIN e senha para sua carteira Blockchain; o que piorou as coisas foi que ele não sabia/não possuia a senha nem a frase de backup/recuperação de 12 palavras:

“O mistério do meu #Bitcoin está resolvido. Eu confundi meu PIN com minha senha. Quando o Blockchain.com atualizou seu aplicativo, eu fui desconectado. Eu fiquei tentando usar o meu PIN, já que era a única “senha” que eu já conhecia ou usava. Eu também nunca tive uma cópia da minha frase de segurança. Erro honesto, mas caro!”

“Para esclarecer meu último tweet, não consegui recuperar meu #Bitcoin. Como eu nunca soube minha senha, apenas o PIN, e nunca tive uma cópia da minha frase de segurança, não tenho como recuperar o Bitcoin. Portanto, o problema não era uma carteira corrompida, mas confundi o PIN com uma senha.”

Tendo passado algum tempo brincando com a Blockchain Wallet, aqui está uma explicação possível para o que realmente aconteceu:

Quando você cria uma nova Blockchain Wallet, é solicitado que você especifique um endereço de e-mail (que atua como seu nome de usuário), uma senha (necessária para o caso de você sair ou ser deslogado de sua carteira) e um PIN de 4 dígitos (que os aplicativos da carteira solicitam – se você não configurou a autenticação biométrica – sempre que for reiniciada, para “descriptografar” sua carteira).

É essencial observar que a Blockchain Wallet não força o usuário a gravar uma frase de recuperação de 12 ou 24 palavras no momento em que a carteira está sendo criada, ou seja, esta etapa é opcional.

Depois que a carteira for criada, você precisará acessar o menu do aplicativo e escolher “Backup Funds”, quando for solicitado que você anote cada uma das 12 palavras da “backup phrase” que o aplicativo atribui à sua carteira.

Portanto, se Schiff está dizendo a verdade sobre nunca saber a senha da frase de backup, parece que a pessoa que criou a carteira para ele pode não ter informado a senha da carteira e não ter dito a ele para fazer uma anotação da frase de backup.

Portanto, certamente podemos culpar Schiff por não se preocupar em entender como sua carteira funciona, mas também é verdade que os desenvolvedores de carteiras cripto precisam fazer mais para melhorar a usabilidade da carteira, a fim de se preparar para a adoção principal das criptomoedas.

Texto adaptado de: CryptoGlobe

O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.