Startup brasileira participará de projetos de blockchain
Startup brasileira vai participar de projetos de blockchain no Fórum Econômico Mundial
A PlataformaVerde, uma startup brasileira, foi selecionada pelo Fórum Econômico Mundial para participar de um projeto internacional envolvendo o uso de blockchain, para o rastreamento da cadeia de produção.
Conforme reportagem do Cointelegraph, o projeto é uma parceria do Fórum e da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do International Trade Canter.
“Hoje, o Fórum Econômico Mundial está anunciando a primeira plataforma de rastreabilidade pública e neutra feita em blockchain, capaz de visualizar dados da cadeia de suprimentos de várias empresas e fontes de informação. Isso visa ajudar as empresas de todos os setores a responder às demandas dos consumidores por produtos mais éticos e sustentáveis”, de acordo com o comunicado do Fórum.
A plataforma pode consumir dados de blockchain e de várias fontes de informação, e visualizar em um site neutro. Outras empresas também fazem parte do projeto, como a Everledger, Lenzing Group e TextileGenesis.
De acordo com o anúncio do Fórum, consumidores e empresas têm interesse em tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes, entretanto, precisam de uma plataforma mais confiável e neutra.
“A fim de colocar a economia circular em pauta, a tecnologia precisará oferecer mais confiança, transparência e rastreabilidade, por isso é fantástico ver um número crescente de iniciativas voltadas a esses objetivos”, disse Leanne Kemp, CEO da Everledger. “É vital que organizações de alto nível, como o Fórum Econômico Mundial e o ITC, defendam práticas desse tipo e exijam maior colaboração e coordenação entre instituições internacionais relevantes e diferentes partes da indústria”, segundo informações do Fórum.
Além disso, o Fórum Econômico mundial, está convidando empresas atuais que usam a blockchain para rastreabilidade, para se unir a esse projeto e auxiliar a moldar o futuro da rastreabilidade digital.
Segundo o CEO da PlataformaVerde, Chicko Sousa:
“A PlataformaVerde vem trabalhando nos últimos anos para ajudar empresas e governos a acelerar a produção sustentável usando nosso software de rastreabilidade e gerenciamento via blockchain. Este trabalho fez com que fôssemos a única empresa da América Latina a participar de uma coalisão liderada pelo Fórum Econômico Mundial, tão relevante em prol de um bem comum para sociedade. O sistema criado visa ajudar empresas de todos os setores a responderem às demandas dos consumidores por produtos mais éticos e sustentáveis, e é muito gratificante para a PlataformaVerde fazer parte desta união. Isto comprova que todo o trabalho realizado no Brasil foi reconhecido e que a internacionalização da empresa já é uma realidade.”
Imagem Kaboompics por Pixabay.
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.