Coronavírus causa a primeira baixa no mercado Bitcoin
Startup Bitspark vai fechar as portas em março
Tudo indica que a epidemia de coronavírus causou a primeira baixa no mercado Bitcoin. A Bitspark, startup de Hong Kong que fazia remessas de criptomoedas e atendia aos mercados da Ásia e do Pacífico, anunciou que vai encerrar suas atividades em 4 de março de 2020. Apesar do “excelente desempenho” de um produto recente, os cofundadores da empresa atribuíram a decisão a uma reestruturação malfeita, agravada pelo surto de coronavírus e pelos protestos no país asiático.
Após 4 de março, os logins de conta serão desativados por 90 dias. Caso queiram retirar seus ativos crypto, os clientes terão que enviar um e-mail para a Bitspark, lançada em 2014 como uma exchange para Bitcoin.
Em uma thread no Twitter, Maxine Ryan, ex-COO da empresa, dá sua versão dos fatos. Ela conta que, há um mês, decidiu deixar o cargo na Bitspark.
This is an unfortunate reality Bitspark has had to face.
While this isn’t easy to say, as of 4th of March, Bitspark will no longer be operating and providing its services.
These announcements, especially in the #crypto space, always causes distress. 1/ https://t.co/YX7g7sWq1n
— Maxine Ryan (@MaxieRyan) February 3, 2020
Apesar do crescimento mensal de 400% de um novo produto, o Cash Point, que transforma lojas em pequenas mesas de negociação OTC, o desempenho não foi consistente o suficiente e os acionistas internos decidiram que a empresa seria a nova baixa do mercado.
George Harrap, CEO da Bitspark, também se pronunciou, mas usou para isso o blog da empresa.
“Embora os protestos de Hong Kong e a epidemia de vírus não tenham nos afetado muito, também não ajudaram”, escreveu Harrap.
O coronavírus é a epidemia que varreu a China. Em questão de semanas, infectou dezenas de milhares e matou centenas. Também atingiu os mercados asiáticos que a Bitspark atendia.
Os protestos em Hong Kong assolam a cidade há meses; os manifestantes estão zangados com a exigência do governo chinês de extraditar supostos criminosos do país, mediante solicitação. Isso também tornou as coisas difíceis para a economia de Hong Kong.
Nem o tópico de Ryan nem o post de Harrap no blog deixam claro o vínculo entre os eventos geopolíticos e o fechamento de sua empresa.
* Imagem de LEEROY Agency por Pixabay
Fonte: Decrypt
Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.